A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou uma ação de monitoramento de ligações de água clandestinas no bairro Olaria, zona norte de Aracaju. Foram analisados 757 imóveis, dos quais 500 possuíam desvio de água. Desses, 300 solicitaram, imediatamente, religação ou negociação dos débitos. O restante teve o fornecimento hídrico interrompido, de modo a impedir uma nova religação imprópria.
De acordo com o gerente de Suporte Comercial da Deso, Keytson de Almeida Reinaldo, a ação teve o intuito de combater as perdas de água por meio do monitoramento e da regularização de imóveis em situação irregular. “Como o tratamento e a distribuição de água têm custos associados, é essencial garantir que todos estejam devidamente regulamentados para assegurar uma cobrança justa e precisa”, explicou.
O coordenador de Suporte Comercial da Companhia, Caio Felipe Santos, destacou que a atividade faz parte de uma operação realizada na Região Metropolitana de Aracaju, desenvolvida de maneira estratégica. Agora, as equipes estão concentradas no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro. “A escolha das áreas de atuação é estrategicamente baseada na análise dos índices de perda de água e na quantidade de imóveis clandestinos”, contou.
Impactos e procedimento
Keytson lembrou que o consumo hídrico não registrado devido às ligações clandestinas pode acarretar em uma sobrecarga da rede de abastecimento local, impactando negativamente o acesso à água potável de todos os moradores da área. “Esse excesso de demanda é capaz de resultar em quedas de pressão, vazamentos e até mesmo rompimentos nas tubulações. Além disso, há um sério risco biológico associado a essa prática”, frisou.
Quando uma ligação indevida é identificada pelas equipes da empresa, o primeiro passo é a regularização por meio da negociação da dívida e da solicitação de religação do serviço. Nos casos em que o residente do imóvel se enquadra nos requisitos do programa Tarifa Social, que oferece desconto de até 50% na fatura de água, é feito o cadastro na política de forma imediata.
“Porém, se o cliente decidir permanecer na situação de irregularidade, será preenchido o Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI), acompanhado de evidências fotográficas, e encaminhado ao setor jurídico da Deso. Nesse momento, inicia-se o processo de denúncia na delegacia especializada em crimes dessa natureza”, detalhou Caio.
Denuncie à Deso
A população pode denunciar suspeitas de desvios de água à Deso por meio dos números telefônicos 4020-0195 ou 0800 079 0195. Também é possível entrar em contato com a Companhia utilizando a Agência Virtual e o WhatsApp (79 3142-3000), além das unidades de atendimento presencial espalhadas pelo estado.
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou uma ação de monitoramento de ligações de água clandestinas no bairro Olaria, zona norte de Aracaju. Foram analisados 757 imóveis, dos quais 500 possuíam desvio de água. Desses, 300 solicitaram, imediatamente, religação ou negociação dos débitos. O restante teve o fornecimento hídrico interrompido, de modo a impedir uma nova religação imprópria.
De acordo com o gerente de Suporte Comercial da Deso, Keytson de Almeida Reinaldo, a ação teve o intuito de combater as perdas de água por meio do monitoramento e da regularização de imóveis em situação irregular. “Como o tratamento e a distribuição de água têm custos associados, é essencial garantir que todos estejam devidamente regulamentados para assegurar uma cobrança justa e precisa”, explicou.
O coordenador de Suporte Comercial da Companhia, Caio Felipe Santos, destacou que a atividade faz parte de uma operação realizada na Região Metropolitana de Aracaju, desenvolvida de maneira estratégica. Agora, as equipes estão concentradas no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro. “A escolha das áreas de atuação é estrategicamente baseada na análise dos índices de perda de água e na quantidade de imóveis clandestinos”, contou.
Impactos e procedimento
Keytson lembrou que o consumo hídrico não registrado devido às ligações clandestinas pode acarretar em uma sobrecarga da rede de abastecimento local, impactando negativamente o acesso à água potável de todos os moradores da área. “Esse excesso de demanda é capaz de resultar em quedas de pressão, vazamentos e até mesmo rompimentos nas tubulações. Além disso, há um sério risco biológico associado a essa prática”, frisou.
Quando uma ligação indevida é identificada pelas equipes da empresa, o primeiro passo é a regularização por meio da negociação da dívida e da solicitação de religação do serviço. Nos casos em que o residente do imóvel se enquadra nos requisitos do programa Tarifa Social, que oferece desconto de até 50% na fatura de água, é feito o cadastro na política de forma imediata.
“Porém, se o cliente decidir permanecer na situação de irregularidade, será preenchido o Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI), acompanhado de evidências fotográficas, e encaminhado ao setor jurídico da Deso. Nesse momento, inicia-se o processo de denúncia na delegacia especializada em crimes dessa natureza”, detalhou Caio.
Denuncie à Deso
A população pode denunciar suspeitas de desvios de água à Deso por meio dos números telefônicos 4020-0195 ou 0800 079 0195. Também é possível entrar em contato com a Companhia utilizando a Agência Virtual e o WhatsApp (79 3142-3000), além das unidades de atendimento presencial espalhadas pelo estado.