O Serviço de Educação Inclusiva (Seinc), vinculado ao Departamento de Educação (Ded) da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), realizou nesta quinta-feira, 22, a Formação Continuada para Profissionais de Apoio Escolar II, na Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória. A formação tem o propósito de capacitar os profissionais de apoio escolar que trabalham nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe, para desenvolver atividades pedagógicas voltadas aos alunos da Educação Especial.
A diretora do Seinc, Lilian Alves, expressou sua alegria e a importância dos apoios dentro da comunidade escolar. "Estou muito satisfeita com a presença e o entusiasmo dos participantes, o que reflete o comprometimento deles com a educação especial. É uma alegria ver o auditório cheio, demonstrando o interesse e a dedicação desses profissionais", declarou a diretora do Seinc. Na oportunidade, compareceram os 145 participantes do Processo Seletivo Simplificado (PSS) 44/2021. Esses profissionais realizam um papel importante na educação inclusiva. Eles são responsáveis por realizar as adaptações curriculares, de atividades e avaliações, para assegurar o desenvolvimento do aluno que tem necessidades especiais.
Nicélia Almeida, profissional de apoio, desenvolve seu trabalho na Escola Estadual Professora Myriam Melo, em Aracaju. Ela relatou a importância dessas formações para o aprimoramento de seus afazeres em sala. “Eu gosto de estar sempre bem informada de tudo que acontece, do que a Diretoria de Educação de Aracaju (Dea) traz para nós, profissionais de apoio escolar. A partir dessas formações, vamos juntando o nosso conhecimento e aprimorando consecutivamente ao nosso trabalho”, afirmou a profissional.
A programação contou com três palestras no período da manhã, e uma delas foi ministrada pela professora de educação básica da Seduc, Cristina Maria Rodrigues, com o tema ‘A sexualidade nas pessoas com deficiência’. O assunto buscou desmistificar os tabus sobre a sexualidade de qualquer pessoa que tenha uma limitação. “Nosso objetivo é formar uma consciência mais ampla, reconhecendo que esses indivíduos têm sentimentos, sonhos e paixões semelhantes aos de qualquer outra pessoa. Discutiremos como a sociedade e a cultura muitas vezes negam a essas pessoas seus direitos, apesar das leis de direitos humanos que deveriam protegê-los. É crucial desmistificar a ideia de que a energia libidinal está restrita apenas aos órgãos genitais e tratar a sexualidade de maneira inclusiva e respeitosa”, frisou a professora.
A formação acontece uma vez por ano e tem uma carga horária total de 15 horas, distribuídas em oito horas presenciais e sete horas de atividades assíncronas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, via Plataforma Zoom, que pode ser acessada até o dia 25 de agosto.
Novas contratações
Em 2024, a Seduc realizou a abertura do PSS n° 15/2024 para contratação de profissionais responsáveis pelo apoio escolar e acompanhante especializado, aumentando o número de profissionais responsáveis para auxiliar na higiene, alimentação e locomoção dos estudantes, como também para mediação pedagógica dentro das salas de ensino regular dos estudantes da educação inclusiva da rede estadual.
O Serviço de Educação Inclusiva (Seinc), vinculado ao Departamento de Educação (Ded) da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), realizou nesta quinta-feira, 22, a Formação Continuada para Profissionais de Apoio Escolar II, na Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória. A formação tem o propósito de capacitar os profissionais de apoio escolar que trabalham nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe, para desenvolver atividades pedagógicas voltadas aos alunos da Educação Especial.
A diretora do Seinc, Lilian Alves, expressou sua alegria e a importância dos apoios dentro da comunidade escolar. "Estou muito satisfeita com a presença e o entusiasmo dos participantes, o que reflete o comprometimento deles com a educação especial. É uma alegria ver o auditório cheio, demonstrando o interesse e a dedicação desses profissionais", declarou a diretora do Seinc. Na oportunidade, compareceram os 145 participantes do Processo Seletivo Simplificado (PSS) 44/2021. Esses profissionais realizam um papel importante na educação inclusiva. Eles são responsáveis por realizar as adaptações curriculares, de atividades e avaliações, para assegurar o desenvolvimento do aluno que tem necessidades especiais.
Nicélia Almeida, profissional de apoio, desenvolve seu trabalho na Escola Estadual Professora Myriam Melo, em Aracaju. Ela relatou a importância dessas formações para o aprimoramento de seus afazeres em sala. “Eu gosto de estar sempre bem informada de tudo que acontece, do que a Diretoria de Educação de Aracaju (Dea) traz para nós, profissionais de apoio escolar. A partir dessas formações, vamos juntando o nosso conhecimento e aprimorando consecutivamente ao nosso trabalho”, afirmou a profissional.
A programação contou com três palestras no período da manhã, e uma delas foi ministrada pela professora de educação básica da Seduc, Cristina Maria Rodrigues, com o tema ‘A sexualidade nas pessoas com deficiência’. O assunto buscou desmistificar os tabus sobre a sexualidade de qualquer pessoa que tenha uma limitação. “Nosso objetivo é formar uma consciência mais ampla, reconhecendo que esses indivíduos têm sentimentos, sonhos e paixões semelhantes aos de qualquer outra pessoa. Discutiremos como a sociedade e a cultura muitas vezes negam a essas pessoas seus direitos, apesar das leis de direitos humanos que deveriam protegê-los. É crucial desmistificar a ideia de que a energia libidinal está restrita apenas aos órgãos genitais e tratar a sexualidade de maneira inclusiva e respeitosa”, frisou a professora.
A formação acontece uma vez por ano e tem uma carga horária total de 15 horas, distribuídas em oito horas presenciais e sete horas de atividades assíncronas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, via Plataforma Zoom, que pode ser acessada até o dia 25 de agosto.
Novas contratações
Em 2024, a Seduc realizou a abertura do PSS n° 15/2024 para contratação de profissionais responsáveis pelo apoio escolar e acompanhante especializado, aumentando o número de profissionais responsáveis para auxiliar na higiene, alimentação e locomoção dos estudantes, como também para mediação pedagógica dentro das salas de ensino regular dos estudantes da educação inclusiva da rede estadual.