Na estreia de Sergipe no Minas Travel Market (MTM) 2025, o estado fez bonito. Com estande próprio, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Sergipe (ABIH/SE), encantou os cerca de três mil profissionais do turismo que compareceram ao Minascentro, em Belo Horizonte (MG), ao apresentar os atrativos turísticos e tudo o mais que o estado tem a oferecer. Em destaque, os 60 dias dos mais aconchegantes festejos juninos à beira-mar do Nordeste. O evento de turismo voltado ao segmento B2B (business to business, em tradução livre, negócio a negócio), o maior da região, aconteceu durante os dias 24 e 25 de abril.
A secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, que estava no evento, ressaltou que participar dessa importante feira em solo mineiro foi uma grande oportunidade para o turismo sergipano. De acordo com ela, Minas Gerais, principalmente Belo Horizonte, é um dos principais emissores de turistas para Sergipe. “Este foi o momento ideal para mostrar aos mineiros tudo o que nosso estado tem de melhor a oferecer. Nosso estande encantou os visitantes, pois está bem interativo, apresentando as riquezas culturais, naturais e gastronômicas de Sergipe. Um dos grandes destaques foi a divulgação do nosso São João, com 60 dias de forró à beira-mar, uma experiência única que só Sergipe proporciona”, declara Daniela Mesquita.
Num telão de LED, os visitantes puderam assistir a alguns dos principais atrativos turísticos de Sergipe, que também foram apresentados em forma de folheteria. Roteiros, como o Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, praias, como Saco e Caueira, no litoral sul, e cidades históricas, a exemplo de São Cristóvão e Laranjeiras, surpreenderam os visitantes ao revelar a diversidade das opções turísticas sergipanas. Eles ficaram ainda mais surpresos ao saberem dos 60 dias ininterruptos de festejos juninos na Orla da Atalaia, que, este ano, serão realizados entre os dias 30 de maio e 27 de julho.
Vale destacar que também houve degustação de bebidas genuinamente sergipanas, a exemplo das cachaças Boa Luz e Xingó (Laranjeiras-SE), e de licores da Licoraria Moisés (Estância-SE), produtos disponibilizados com o apoio das prefeituras dos respectivos municípios. Além disso, foram distribuídos diversos produtos do grupo sergipano Maratá, como castanhas, amendoins, entre outros.
Elogios ao destino
A guia de turismo e agente de viagens Maria Sônia da Silva, que atua em Pernambuco, destacou a importância de eventos como a MTM para a construção de parcerias, a realização de negócios e a troca de informações. Segundo ela, esse tipo de encontro fortalece a rede profissional dos que atuam no setor do turismo.
Sobre Sergipe no evento, ela foi só elogios, destacando que conhece bem o estado e que demonstra grande apreço pela região. “Quando estive em Sergipe, as experiências que mais chamaram minha atenção foram a Lagoa dos Tambaquis [em Estância], a gastronomia, que é muito boa, o forró, o Largo da Gente Sergipana, o mercado de artesanato e, no interior do estado, destaco o Cânion de Xingó”, disse Sônia da Silva. Inclusive, ela já está com viagem marcada para Sergipe em junho, quando participará do Congresso de Guias de Turismo, a ser realizado na capital, Aracaju.
Diferentemente de Sônia da Silva, Eliel Alcântara ainda não visitou Sergipe. Contudo, após ser apresentado aos atrativos turísticos do estado no estande, o guia de turismo e agente de viagens de Belo Horizonte (MG) se mostrou encantado e prometeu que, em breve, pretende conhecer Sergipe.
Eliel também ressaltou a importância de feiras como a MTM para estabelecer parcerias com outros profissionais e empresas do setor turístico. “Nessa feira, acabamos conhecendo os roteiros de outros estados e fazendo parcerias de negócios. E gostei demais de Sergipe, da simpatia da equipe que me atendeu; ganhei bolsa e até experimentei da cachaça típica do estado. Fiquei encantado. Queria comprar, mas não é vendida aqui. Então, terei que ir a Sergipe para comprar essas cachaças”, disse, cheio de entusiasmo.
Na estreia de Sergipe no Minas Travel Market (MTM) 2025, o estado fez bonito. Com estande próprio, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Sergipe (ABIH/SE), encantou os cerca de três mil profissionais do turismo que compareceram ao Minascentro, em Belo Horizonte (MG), ao apresentar os atrativos turísticos e tudo o mais que o estado tem a oferecer. Em destaque, os 60 dias dos mais aconchegantes festejos juninos à beira-mar do Nordeste. O evento de turismo voltado ao segmento B2B (business to business, em tradução livre, negócio a negócio), o maior da região, aconteceu durante os dias 24 e 25 de abril.
A secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, que estava no evento, ressaltou que participar dessa importante feira em solo mineiro foi uma grande oportunidade para o turismo sergipano. De acordo com ela, Minas Gerais, principalmente Belo Horizonte, é um dos principais emissores de turistas para Sergipe. “Este foi o momento ideal para mostrar aos mineiros tudo o que nosso estado tem de melhor a oferecer. Nosso estande encantou os visitantes, pois está bem interativo, apresentando as riquezas culturais, naturais e gastronômicas de Sergipe. Um dos grandes destaques foi a divulgação do nosso São João, com 60 dias de forró à beira-mar, uma experiência única que só Sergipe proporciona”, declara Daniela Mesquita.
Num telão de LED, os visitantes puderam assistir a alguns dos principais atrativos turísticos de Sergipe, que também foram apresentados em forma de folheteria. Roteiros, como o Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, praias, como Saco e Caueira, no litoral sul, e cidades históricas, a exemplo de São Cristóvão e Laranjeiras, surpreenderam os visitantes ao revelar a diversidade das opções turísticas sergipanas. Eles ficaram ainda mais surpresos ao saberem dos 60 dias ininterruptos de festejos juninos na Orla da Atalaia, que, este ano, serão realizados entre os dias 30 de maio e 27 de julho.
Vale destacar que também houve degustação de bebidas genuinamente sergipanas, a exemplo das cachaças Boa Luz e Xingó (Laranjeiras-SE), e de licores da Licoraria Moisés (Estância-SE), produtos disponibilizados com o apoio das prefeituras dos respectivos municípios. Além disso, foram distribuídos diversos produtos do grupo sergipano Maratá, como castanhas, amendoins, entre outros.
Elogios ao destino
A guia de turismo e agente de viagens Maria Sônia da Silva, que atua em Pernambuco, destacou a importância de eventos como a MTM para a construção de parcerias, a realização de negócios e a troca de informações. Segundo ela, esse tipo de encontro fortalece a rede profissional dos que atuam no setor do turismo.
Sobre Sergipe no evento, ela foi só elogios, destacando que conhece bem o estado e que demonstra grande apreço pela região. “Quando estive em Sergipe, as experiências que mais chamaram minha atenção foram a Lagoa dos Tambaquis [em Estância], a gastronomia, que é muito boa, o forró, o Largo da Gente Sergipana, o mercado de artesanato e, no interior do estado, destaco o Cânion de Xingó”, disse Sônia da Silva. Inclusive, ela já está com viagem marcada para Sergipe em junho, quando participará do Congresso de Guias de Turismo, a ser realizado na capital, Aracaju.
Diferentemente de Sônia da Silva, Eliel Alcântara ainda não visitou Sergipe. Contudo, após ser apresentado aos atrativos turísticos do estado no estande, o guia de turismo e agente de viagens de Belo Horizonte (MG) se mostrou encantado e prometeu que, em breve, pretende conhecer Sergipe.
Eliel também ressaltou a importância de feiras como a MTM para estabelecer parcerias com outros profissionais e empresas do setor turístico. “Nessa feira, acabamos conhecendo os roteiros de outros estados e fazendo parcerias de negócios. E gostei demais de Sergipe, da simpatia da equipe que me atendeu; ganhei bolsa e até experimentei da cachaça típica do estado. Fiquei encantado. Queria comprar, mas não é vendida aqui. Então, terei que ir a Sergipe para comprar essas cachaças”, disse, cheio de entusiasmo.