Projeto Conecta-SE
O Conecta-SE é um projeto de Aceleração Digital que visa permitir melhor qualidade de acesso à internet em todo o estado de Sergipe, além de promover um canal de diálogo mais moderno e eficaz entre o governo e a população. A implantação nos municípios sergipanos será viabilizada por meio de financiamento do Governo do Estado com o Banco Mundial, aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) no último mês de julho.
Para isso, a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), por meio da subsecretaria de Transformação Digital e Inovação (STDI), já realizou três missões com a instituição financeira, nas modalidades presencial e online, com o objetivo de dialogar a respeito da implantação dos projetos de tecnologia e conectividade e da importância para o estado de Sergipe.
Componentes do projeto
O Conecta-SE traz em seu escopo três componentes e produtos. O primeiro é a criação de um Cinturão Digital em Sergipe, que trata sobre a implantação de um anel digital de alta capacidade para distribuição de rede no interior do estado, para transporte de dados em municípios com baixa densidade de infraestrutura e habilitação da conectividade universal. O segundo componente, de Transformação Digital e Habilidades Digitais, propõe a revisão do portfólio e serviços digitais prestados aos cidadãos de Sergipe, incluindo a coordenação dos serviços, integração de sistemas e bases de dados, e também traz como objetivo habilitar os servidores públicos e os cidadãos para atuarem e usufruírem dos benefícios da digitalização do estado.
Já o terceiro e último componente traz a Energia Elétrica Inteligente e Sustentável como centro de um projeto de desenvolvimento de programa compensatório em resposta ao aumento potencial de demanda por energia. Esse regime será provido com fontes adicionais de energia distribuída e com melhorias de eficiência e baixa emissão dos sistemas elétricos de prédios e equipamentos públicos.
Webinário
Como parte da construção do Conecta-SE, a Seplan promoveu um webinário, e 2024, para apresentar o projeto à população sergipana, bem como esclarecer dúvidas e detalhar a execução dos componentes de atuação. Assista aqui.