O colorido e a irreverência do teatro de rua proporcionaram diversão ao público que prestigiou a Virada Carnavalesca, realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, na Praça de Eventos da Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros. A festa reuniu artistas sergipanos e nacionais, apresentações culturais, e batalhas de Break e MCs, além de contar com feirinha gastronômica e de artesanato.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), faz parte do V Festival Sergipano de Artes Cênicas, teve acesso gratuito para todas as idades e contou com o patrocínio do Fundo Nacional da Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.De acordo com a presidente da Funcap, Conceição Vieira, a ação consagra a promoção de manifestações culturais em vários segmentos. “Uma das diretrizes do governo é estimular a interiorização no fomento de arte e cultura em todo o estado e a parceria com a prefeitura municipal da Barra dos Coqueiros foi essencial para a promoção de iniciativas em prol do fortalecimento da cultura sergipana, atrelada ao desenvolvimento econômico e inclusão social”.
Para o secretário de Turismo da Barra dos Coqueiros, Tinho Martins, a Virada motivou a cadeia produtiva da cidade nas vésperas do carnaval. “Estamos honrados em receber um projeto deste porte, principalmente na semana que antecede a festa de momo, onde os foliões se mostram com grande expectativa para se divertirem. Agradeço ao Governo de Sergipe pela execução da festa ao trazer para o município cultura e muita alegria”, comemorou.
A artesã Betânia Lima, moradora da Barra dos Coqueiros, não escondeu o entusiasmo. “É a primeira vez que participo do evento e estou muito satisfeita com a oportunidade de apresentar minha arte produzida a partir de sabonete e pneu. Achei muito interessante a proposta do evento”, citou. Já a aposentada Selma Madureira, acompanhada dos familiares, elogiou a estrutura da festa. “A Atalaia Nova é nosso ponto de encontro para veranear e ocasiões como esta despertam a atenção dos moradores e gera muita diversão para todos”.
Festival
A cantora Patrícia Polayne parabenizou a iniciativa e ressaltou a diversidade de ritmos. “O carnaval representa o corpo em festa e o festival se apresenta com uma gama de musicalidade em seus diversos estilos. A Atalaia Nova tem uma história muito bonita e estou muito feliz em fazer parte desta celebração”, pontuou.
A goiana Beija Abadia assistiu aos shows ao lado do esposo com muita disposição durante a maratona de apresentações. “Moro em Sergipe há 30 anos e fico feliz com eventos assim por aqui. Meu esposo é argentino, trabalha com cinema, e vivemos na ponte aérea entre Buenos Aires e a Barra dos Coqueiros, onde temos residências. De tudo o que assisti fiquei mais encantada com o hip hop”, concluiu.