Notícias

Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2024 às 08:45:00
Teatro Atheneu recebe solenidade de abertura da Oficina Territorial em Sergipe
Iniciativa do Ministério da Cultura visa construir objetivos e metas do próximo Plano Nacional de Cultura

Na noite desta terça-feira, 22, o Teatro Atheneu recebeu a solenidade de abertura da Oficina Territorial que irá tratar sobre o Plano Nacional de Cultura. A programação conta com oficinas que acontecerão nesta quarta-feira, 23, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, das 9h às 18h. A iniciativa tem o intuito de construir coletivamente os objetivos e metas do próximo Plano Nacional de Cultura, de forma a materializar os rumos e diretrizes que irão guiar as políticas culturais nos próximos dez anos.

A servidora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Sergipe Luciana Braga explica que a oficina territorial faz parte de um longo processo que tem acontecido desde as conferências municipais das culturas. “Essas oficinas desencadearam uma série de propostas, que foram levantadas de uma maneira participativa e as propostas têm sido trabalhadas de uma maneira democrática, de forma que irão contribuir para a construção da nova política do plano nacional de cultura, que será vigente pelos próximos dez anos”, diz.

Ela acrescenta que essa construção tem sido feita com todos os estados, com o setor cultural, trabalhadores da cultura, agentes culturais, gestores municipais, gestores estaduais. No momento estamos num processo de refinamento, de discussão, de priorização, para poder então sair daí com um plano definitivo, de uma maneira construída democraticamente”, explica.

A coordenadora geral de projetos estratégicos do MinC, Sofia Mettenheim, reforça a importância dessa fase de definição de prioridades para a política cultural para os próximos dez anos. “A gente teve no início do ano a 4ª Conferência Nacional de Cultura, com uma participação muito ampla e muito representativa, em que saímos com 30 propostas priorizadas e o nosso desafio hoje é organizar essas prioridades. Nós decidimos, então, fazer isso junto com a participação social, junto com a sociedade civil, nessa oficina, que é uma dinâmica de trabalho, um grupo, uma colaboração, uma construção que tem sido muito legal de fazer”, contou.

Para o diretor do Sistema Nacional de Cultura (SNC) do MinC, Junior Afro, a participação dos agentes culturais na oficina é de extrema importância. “Nós precisamos fortalecer a participação social, porque foi a partir dessa participação que nós conseguimos ter as conferências. Então isso precisa ser fortalecido para que venham cada vez mais agentes”, reforça.

Para o presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, Gustavo Paixão, este é um momento importante para a cultura tanto estadual como nacional. “É um evento em que o Ministério da Cultura vai tratar, principalmente, do Plano Nacional da Cultura, e a gente também vai aproveitar o momento para falar um pouco sobre o Plano Nacional da Cultura. Esse seminário acontece em decorrência da 4ª Conferência Nacional, sediada em Brasília, e é uma oportunidade de os gestores estaduais, municipais e federais estarem juntos para discutir essa política pública efetiva de cultura tão importante nesse momento, em que o Brasil vive uma retomada do setor cultural, de investimentos como há décadas não se via”, finaliza. 

Antes da abertura da solenidade, houve apresentação da quadrilha Xodó da Vila para público.

Programação:

 

Quarta (23/10)

9h às 18h: Oficina PNC

Local: Auditório da Didática 7 da UFS – Campus São Cristóvão – Avenida Marcelo Deda Chagas - bairro Rosa Elze s/n São Cristóvão