O Teatro Atheneu, o mais antigo e um dos mais importantes espaços cênicos de Sergipe, comemora nesta terça-feira seus 69 anos de existência. Inaugurado em 28 de março de 1954, ainda como auditório-teatro do Colégio Atheneu, o espaço logo se consolidou como a principal casa de espetáculos do estado da época, responsável pelo incentivo cultural no estado e a formação de inúmeros artistas e grupos cênicos.
Conhecido como a “casa do artista sergipano”, após um grande período de fechamento, o espaço foi reaberto em 1984, desta vez como Teatro, com técnica e estrutura aprimorada para receber grandes espetáculos de âmbito local, nacional e até internacional.
Ao longo de sua história, o Teatro sediou inúmeras produções teatrais, musicais, shows e exposições, tornando-se um espaço importante para a promoção da cultura. Desde sua inauguração, o Atheneu já passou por diversas reformas e melhorias em sua estrutura, buscando sempre se adaptar às necessidades dos artistas e do público. Atualmente, o espaço conta com um palco de 9,50 metros de boca de cena e uma plateia com capacidade para 800 pessoas, além de camarins e outras instalações que garantem a qualidade das produções que ali são certificadas.
“Falar do Atheneu, dessa casa histórica que recebeu grandes artistas nacionais e significativos sergipanos, é falar da memória, do teatro, da música e da dança em nosso estado. Vida longa ao Teatro Atheneu. Parabéns”, conta o ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe e pesquisador Antônio Amaral.