Iniciada no dia 7 de outubro, a Vila da Criança, realizada na Praça de Eventos da Orla de Atalaia em Aracaju, tem atraído famílias que buscam lazer em um ambiente seguro para se divertir. Com encerramento previsto para o dia 26 de outubro, o evento tem como prioridade garantir que as crianças, inclusive aquelas com necessidades especiais, possam brincar e aproveitar com tranquilidade.
Diversos órgãos estaduais se uniram para oferecer suporte durante o evento. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participa por meio da Vigilância Sanitária e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar, com o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), estão com equipes preparadas para assegurar o bem-estar de todos.
Para garantir que pais e responsáveis possam relaxar e aproveitar o evento, a segurança foi planejada com uma abordagem específica para o público infantil. O tenente Viana explicou que agentes de segurança pública estão atentos e realizando rondas constantes: “A Polícia Militar tem trabalhado diariamente na Vila da Criança para garantir a segurança de sergipanos e turistas. Para assegurar que tudo ocorra conforme planejado, a PMSE reforçou o efetivo com escalas extraordinárias. Assim, está sendo realizado policiamento preventivo e ostensivo na área do evento e em seu entorno, incluindo a faixa de areia", destacou.
Além de atuar para proporcionar segurança, a presença da Polícia Militar no local tem sido uma atração à parte para as crianças, que aproveitam para tirar fotos e conversar com os agentes, sempre receptivos.
Da mesma forma, equipes médicas estão de prontidão para agir em qualquer eventualidade. O técnico de enfermagem Ronaldo Pereira elencou as principais ocorrências: “Crianças brincando que se machucam ao esbarrar em alguma estrutura, escorregar ou cair, resultando em traumas leves, como machucados no joelho. Conseguimos resolver todos os atendimentos no local, sem necessidade de encaminhamento ao hospital até agora"..
Na Vila da Criança, o Samu realiza uma série de ações educativas de segurança que chamam a atenção dos pequenos e podem salvar vidas. “O Samu está mostrando aos familiares e crianças a importância de conhecer técnicas de resgate, por meio de práticas e incentivos. Ensinamos técnicas básicas de desengasgamento e reanimação cardiopulmonar que podem salvar vidas. Também estamos promovendo uma campanha de conscientização sobre a importância de não passar trotes para o Samu, e de as crianças conhecerem o número de emergência, que é o 192”, explicou Ronaldo.
Sophia Alves, de 13 anos, aprendeu na Vila técnicas de desengasgamento. “Acho muito importante aprender isso e se preparar, até porque nunca se sabe quando um acidente pode acontecer”, disse ela.
Já Tatiane Alves, mãe de duas crianças, elogiou a organização do evento e destacou a segurança: “Eu estava um pouco preocupada no começo, mas ao chegar aqui, percebi que a estrutura é excelente e tudo é muito organizado. As crianças estão se divertindo, e eu me sinto segura sabendo que há uma equipe atenta a tudo”.
Vila da Criança
Além da programação artística, a Vila da Criança conta com Arena Gamer, Aquário de Recreação, parque de diversões com opções de brinquedos acessíveis, casas temáticas e Minicidade.
O espaço tem ainda praça de alimentação, espaços para economia criativa e solidária, fraldário, sala de amamentação, além dos serviços de apoio e segurança.
A Vila da Criança é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasic) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com patrocínio do Banese e apoio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Netiz e Energisa.