Notícias

Segunda-Feira, 03 de Junho de 2024 às 22:15:00
Segundona do Turista inicia junho com aprovação de empreendedores e turistas
Consolidada como um importante cenário do calendário junino de Sergipe, a Rua São João também se tornou um espaço de desenvolvimento econômico

A primeira edição do mês de junho da Segundona do Turista, evento realizado pelo Governo do Estado na centenária Rua São João, no bairro Industrial, zona norte de Aracaju, foi marcada por muito forró pé de serra e também pela aprovação dos empreendedores que atuam no local. Consolidada como um importante cenário do calendário junino de Sergipe, a Rua São João também se tornou um espaço de desenvolvimento econômico, especialmente com a movimentação gerada pela ‘Segundona’ durante o ano inteiro. E não foi diferente nesta segunda-feira, 3.

Para a vendedora ambulante Sônia Monteiro, que comercializa espetinhos, a realização da Segundona representa o aumento de vendas. “Está muito bom. Este ano é um ano excelente, tem muito turista, tem uma festa agradável para todo mundo, tem muitos cantores da terra. As pessoas estão muito felizes e alegres, é excelente”, elogiou. 

Assim como Sônia, a vendedora de amendoins Islândia Oliveira considera o evento uma ótima oportunidade para adquirir uma renda extra. “A gente está conseguindo trabalhar, ganhar um dinheiro a mais. Está tudo perfeito. Eu me sinto muito feliz”, reforçou. 

A empreendedora Marlene, residente do bairro Industrial, que vende milho e outras comidas típicas, contou que a renda extra adquirida no evento tem sido importante para pagar as contas e comprar medicamentos. “Estou vendendo bem. Este período tem sido de muitas vendas. Vendo milho, batata frita, queijo”, afirmou. 

Programação 

A programação da Segundona do Turista deste dia 3 de junho foi aberta pelo cantor Evanilson Vieira, que embalou o público com muito forró ‘raiz’ tradicional. “Foi uma alegria muito grande. Eu agradeci várias vezes ao Governo do Estado e à Funcap por ter nos propiciado esse momento de tocar neste local maravilhoso. Foi aqui onde a cultura começou, e por aqui permanecerá. O povo vem para dançar com muita energia, alegria, amor, paz e curtir a verdadeira música nordestina”, disse o músico. 

Na sequência, a Quadrilha Unidos do Arrastapé, do município de Itaporanga d’Ajuda, na região da Grande Aracaju, apresentou-se no quadrilhódromo e levou a música, a coreografia e a magia da quadrilha junina. Segundo o coreógrafo do grupo, Marcelo Mangueira, o sentimento de se apresentar na Rua São João é único. “Dançar na Rua São João é sempre uma emoção indescritível, porque é um centro cultural, que não é de agora, há muitos anos. Toda quadrilha nordestina que vem se apresentar aqui se sente muito lisonjeada com o ambiente, com o calor do público”, ressaltou. 

O evento foi encerrado pelo cantor Raulzinho do Acordeon, que apresentou um repertório repleto por uma diversidade de tradicionais subgêneros que compõem o forró. “Nosso repertório contemplou o forró autêntico, xote, baião, xaxado. É a assinatura do nosso forró, que todos nós já conhecemos”, frisou o artista. 

Quem aproveitou a programação da Rua São João nesta primeira Segundona de junho foi a professora Valdirene Araújo, de Garanhuns, em Pernambuco. “Eu estou conhecendo hoje. A primeira impressão é de que é muito acolhedor, é o forró realmente pé de serra, que eu admiro muito. Eu venho de Pernambuco, e estou acostumada com o forró de Caruaru, então estou amando”, contou a turista. 

Segundona do Turista

A Segundona do Turista, evento que celebra a sergipanidade e o título de 'país do forró', está em sua segunda edição na histórica Rua São João. No espaço, são realizados shows musicais de forrozeiros locais e convidados, além de apresentações de quadrilhas juninas, grupos folclóricos e parafolclóricos.

Realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus, este ano o evento conta com o apoio das secretarias de Estado do Turismo (Setur), do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom).

País do forró
Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).