Uma festa de todos que celebra as tradições culturais sergipanas. Assim é o Arraiá do Povo, uma festa de 31 dias, que acontece na Orla da Atalaia, em Aracaju. Tem programação para crianças, jovens e idosos, todos juntos e misturados em um cenário que lembra as pequenas vilas, com casas coloridas, coreto e igreja, que celebra as tradições juninas e a valorização dos artistas sergipanos. Realizada pelo Governo de Sergipe, a festa tem reunido todas as noites milhares de pessoas e uma vasta programação. que conta com apresentação de mais de dezenas de artistas sergipanos.
As apresentações se dividem entre o Palco Rogério, Barracão da Sergipe e o Coreto Marluce. Tudo foi planejado e pensado de forma a garantir segurança e tranquilidade para quem vai curtir a festa, além de mobilidade, alimentação de qualidade e, também, muita cultura e arrasta-pé.
A forrozeira Geovana Marion aproveitou a noite do feriado, 8, e foi curtir o segundo dia consecutivo no Arraiá do Povo, desta vez para assistir a banda Limão com Mel. “Ontem vim curtir a banda Magníficos e dia 11 venho prestigiar a banda sergipana Calcinha Preta”, adiantou. Ela também aproveitou o Barracão da Sergipe. “Este ano está realmente bem melhor, muito mais organizado. O Barracão da Sergipe é mais reservado, eu gostei. Além de ter segurança, estou conseguindo circular com meu celular, gravar vídeos e stories”, contou.
Camarote da Acessibilidade
Assegurando que todos tenham direito de participar dos festejos juninos, o Governo do Estado montou o tradicional Camarote da Acessibilidade. A área exclusiva para pessoas com deficiência é adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão e da Associação Brasileira de Normas Técnicas, contando com rampa de acesso, banheiro e cadeiras. Inclusão é a palavra de ordem do Governo de Sergipe. Viviane Almeida estava no Camarote da Acessibilidade e participa, nesta edição, de sua primeira noite de forró.
Ela relatou que teve facilidade de chegar ao evento e, principalmente, ao camarote exclusivo. “Eu já conhecia a festa, só não tinha vindo este ano, mas está aprovadíssimo esse novo formato, porque divide o público nos espaços como a Arena de Shows e a Vila do Forró e para quem tem algum tipo de deficiência física, como eu, ter um espaço reservado é importante, nos dá a oportunidade de participar”, relatou.
Espaço da Prevenção
O gerente do Programa IST/Aids, médico Almir Santana, avalia que a primeira semana de evento tem sido uma experiência excelente. O espaço da prevenção tem disponibilizado preservativos masculinos e femininos e em alguns dias da semana haverá teste rápido de HIV, sífilis e hepatites. “O objetivo inicial da gente é disponibilizar o preservativo, mas aqui as pessoas vêm tirar dúvidas, esse é um fato novo, não era assim, as perguntas sempre giram em torno do HIV e sobre camisinha. Estamos aproveitando e incentivando a camisinha feminina, que ainda é muito rejeitada, e a gente está fazendo esse trabalho de conscientização e orientação. E essa semana foi muito proveitosa”, destacou.
Público
Uma festa como o Arraiá do Povo atrai para o estado milhares de sergipanos turistas. É um público que aquece a economia, pois movimenta quase todos os segmentos da cadeia econômica do turismo, como também gera empregos e renda. O vendedor ambulante de churros Gabriel Rodrigues viu na festa a oportunidade de fazer uma renda extra. Pela primeira vez ele participa do evento e as vendas têm superado as expectativas. “Vim para comercializar 50 churros e estou fechando a noite com 150 unidades vendidas, superou totalmente minha expectativa”.
A operadora de telemarketing Maria Lenalda Santos nunca visitou o Arraiá do Povo, mas este ano a curiosidade foi grande e os bons comentários sobre a festa fizeram ela sair de casa. “Ouvi tantos comentários positivos que fui pesquisar sobre as bandas e gostei. Então hoje vim para assistir Limão com Mel”.
Ela fez questão de ressaltar que notou a quantidade de artistas sergipanos no Arraiá do Povo. “Na programação percebi que a cultura sergipana está sendo valorizada, passamos pelo Barracão da Sergipe e, também, está com ótimas apresentações. A Vila do Forró está linda, muito real, parece que a gente está numa cidade pequena”.
Trabalhador da construção civil, Liverton Santos sempre curtiu as festas juninas no interior e, por isso, nunca conheceu o Arraiá do Povo. Mas este ano a programação incentivou sua participação. “Hoje vim para conhecer e assistir ao show da banda Limão com Mel e a organização e segurança do evento chamaram minha atenção. Com certeza virei outras noites e nos próximos anos”.
E a festa não acaba por aqui. Ainda tem mais 24 dias de evento, com atrações locais e nacional, como o cantor Cobra Verde, Silvio Soul, Lourinho do Acordeon, Correia dos Oito Baixos, João da Passarada, Núbia Faro, Danielzinho Caceteiro, Zé Tramela, Mingo Santana, Thais Nogueira, Adelmário Coelho, Jonas Esticado, Tarcísio do Acordeon, Alcymar Monteiro, Targino Gondim, entre outros.
Policiamento
A tenente-coronel da Polícia Militar Andréa Santana avaliou a primeira semana de evento e ressaltou que tem sido uma festa tranquila e com muita segurança. A Polícia Militar (PM) está com policiamento reforçado, além do policiamento ordinário que já atua diariamente na orla. “Nós estamos com quase 80 homens escalados extraordinariamente por noite para reforçar o policiamento. Nessa primeira semana não tivemos ocorrências relevantes, apenas pequenas confusões em final de festa, mas tudo sob controle. A Delegacia de Turismo está funcionando em regime de plantão para atender a sociedade que deseje fazer um Boletim de Ocorrência”, detalha ela.
No entorno do evento há unidades especializadas da PM, o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual patrulhando a areia da praia, o esquadrão de Polícia Montada, que são os cavaleiros, além do Batalhão de Rádio Patrulha, que está circulando nos estacionamentos e ao longo da avenida Santos Dumont, assim como também o Batalhão de Choque e o Grupamento Especial Tático Motorizado (Getam) trabalham diariamente.
País do forró
Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.
A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e TAG, e apoio da Energisa e MOB.