Notícias

Terça-Feira, 06 de Junho de 2023 às 15:15:00
Público aprova e enaltece 30 dias de forró em Sergipe
Milhares de pessoas compareceram ao Arraiá do Povo nos primeiros dias do evento e demonstraram empolgação para um junho inteiro com eventos diversificados

Para provar que Sergipe é o ‘país do forró’, o Governo do Estado está promovendo 30 dias ininterruptos de muita festa ao som do ritmo nordestino. Na programação, 250 atrações locais e nacionais, além da apresentação de trios pés de serra e de quadrilhas juninas. Vale destacar que a diversidade de artistas que contempla a programação atende a todos os gostos. Desse modo, o público aprovou a iniciativa e se mostra empolgado para os inúmeros eventos em Aracaju durante todo o mês de junho.

Na noite do dia 1º, o ‘país do forró’ abriu as portas, atraindo grande público para o Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia. A quantidade de pessoas logo no primeiro dia de festa, aliás, já prenunciava o sucesso do evento que, a cada dia, contabiliza quantidade surpreendente de visitantes.

Que o diga o casal Ângela Leite e Tony Ricardo. Eles chegaram logo cedo no dia da abertura para aproveitar a programação que apresentou grandes nomes da música nordestina. “Quando soubemos que, neste ano, serão 30 dias de programação, ou seja, tem shows todos os dias, ficamos super felizes. Parabéns ao Governo do Estado por essa iniciativa. Com certeza, hoje não será o único dia que viremos curtir aqui”, afirmou.

O servidor público Leonardo Rocha, por sua vez, foi prestigiar o Arraiá do Povo com uma turma de amigos. Na opinião dele, o São João é a marca no Nordeste, e os 30 dias de forró são extremamente inovadores em Sergipe. “Está sendo uma delícia estar aqui curtindo essa festa maravilhosa”, destacou.

Distância não é empecilho

E, claro, teve gente que pegou a estrada e saiu do interior do estado para se divertir em Aracaju. A nutricionista Louyse Carvalho se deslocou do município de Riachuelo e disse que a distância não será empecilho para curtir mais dias no Arraiá do Povo. Este, aliás, é o segundo ano que ela prestigia essa festa. “Eu amo forró, a nossa cultura, afinal, esse ritmo nos representa. Adorei essa novidade de 30 dias de festa aqui na Orla”, enfatizou.

Acrísio Ribeiro Viana Filho, que mora no município de Laranjeiras, também fez questão de prestigiar o Arraiá do Povo mesmo tendo que trabalhar logo cedo no dia seguinte. “Essa é uma festa que as pessoas estavam aguardando com muita ansiedade. Afinal, somos o ‘país do forró’. E será muito bom ter 30 dias com programações diversificadas de shows”, frisou.

Muitos eventos

Vale ressaltar, porém, que haverá muito mais eventos exaltando as tradições juninas em pontos diversos da capital sergipana durante todo este mês. Tem a Segundona do Turista na Rua São João, todas as segundas-feiras na Rua São João; o Arrastapé do 18, no Bairro 18 do Forte; a Gonzagada, no espaço Gonzagão, no Conjunto Augusto Franco, no Bairro Farolândia; Arraiá do Arranca Unha com concurso de quadrilhas juninas, no Centro de Criatividade, no Bairro Cirurgia; Arraiá Mirim, na Orla da Atalaia; e mais Concurso de Quadrilhas do Gonzagão.

Bruna Cruz, por exemplo, participou da Segundona da Rua São João na noite do último dia 5. Bastante animada com a festa na tradicional rua, ponto obrigatório para aproveitar o ciclo junino em Aracaju há mais de 100 anos, a jovem mãe se divertiu com a apresentação dos artistas Edcácio do Acordeon e Gilvan Lima, o que reforça a aprovação dela quanto à pluralidade da programação junina elaborada pela Funcap.

“A festa aqui está ótima, muito legal. A diversão das crianças é o melhor de tudo, né? Principalmente para a gente que é mãe, pai ao ver eles [os filhos] alegres. É sempre muito bom”, afirmou. A Segundona da Rua São João é organizada pelo Centro Social e Cultural São João de Deus em parceria com o Governo de Sergipe. Este ano, o projeto se estenderá até 11 de dezembro. Serão, portanto, 25 segundas-feiras consecutivas, proporcionando muito forró, cultura e tradição a sergipanos e turistas durante o ano inteiro.