Para conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos de acidentes e queimaduras com fogos de artifício e fogueiras, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) conta com o Projeto São João Seguro. A iniciativa é composta por teatro de fantoches, quarteto pé de serra e palestras educativas em escolas das redes pública e particular de Sergipe. Para o CBMSE, o resultado é visível, já que, enquanto no período junino de 2023 havia 34 pessoas queimadas, neste ano há 17, o que representa uma redução de 50%, além da consolidação das orientações e recomendações sobre cuidados com fogueiras e fogos de artifício em Sergipe.
Nas apresentações do Projeto São João Seguro há também a presença de bonecos de fantoche, o que facilita a compreensão dos cuidados necessários para evitar acidentes e queimaduras no período junino. “Temos uma equipe maravilhosa, com o sargento Sandes, sargento Ednunes e o subtenente Jean, que ensaia desde o mês de abril”, descreveu o subtenente Luiz Marcos Marinho, idealizador da iniciativa do CBMSE.
Para a compreensão das crianças, o teatro de fantoche gira em torno de uma ambientação e história destinada à fixação das orientações de segurança do CBMSE, conforme contextualizou o subtenente Luiz Marcos Marinho. “O teatro conta uma história bem interessante de Juninho, Quico e Toinho. São três personagens que narram a história de Juninho que se queimou. Na verdade esta é uma história real”, explicou.
Com o teatro de fantoches, as crianças têm assimilado as orientações para evitar acidentes e queimaduras no período junino. “As crianças absorvem a informação de forma tão maravilhosa que nós fomos no ano passado e este ano elas lembraram da história. Então, a gente vê o quanto as crianças, de um ano para outro, ainda lembram de tudo o que foi narrado no teatro de fantoches”, destacou o subtenente do CBMSE.
Quarteto pé de serra
Além dos fantoches, o projeto também conta com um quarteto pé de serra, que anima os participantes e reforça as orientações de segurança no período junino. “Saímos para as palestras do Projeto São João Seguro com um quarteto musical, que chama a atenção das crianças e dos professores com muita música. Ali tem toda uma festa de forró, justamente curtindo a nossa tradicional nordestina”, disse o subtenente Marinho.
Palestras
Em conjunto com os fantoches e o quarteto pé de serra, o Projeto São João Seguro reforça as recomendações de segurança para evitar acidentes com fogos e fogueiras por meio de palestras educativas, conforme acrescentou o idealizador do projeto. “Temos uma palestra falando sobre a classificação dos fogos de artifício, sobre os perigos das fogueiras e também de primeiros socorros”, detalhou o subtenente do Corpo de Bombeiros.
Projeto São João Seguro
O projeto São João Seguro é uma iniciativa idealizada pelo CBMSE, com o objetivo de orientar sobre a prevenção de acidentes com fogos de artifício e fogueiras, além de passar conhecimentos de primeiros socorros. “O projeto foi idealizado por conta de um acidente em uma guerra de espadas no Forródromo de Estância, onde há a tradição em uma quadra fechada”, relembrou o subtenente Luiz Marcos Marinho.
No acidente que motivou a criação do Projeto São João Seguro, uma criança pegou uma espada para ser jogada novamente, e o artefato explodiu. “A espada não é para explodir, mas aconteceu. Quando eu cheguei à criança, ela estava com os dedos dilacerados. Ela estava sozinha, passei na casa dos pais e levei para o Huse. A partir daquele momento, idealizamos o projeto”, relembrou o subtenente do CBMSE.