Com apoio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), o projeto Teatral Serigy promove, nesta quinta-feira, 02, às 19h, a abertura da programação intitulada “70 anos de acervo da dramaturgia de Sergipe”, em celebração aos 200 anos de emancipação política de Sergipe. O projeto, elaborado pela coordenadora Virgínia Lúcia da Fonseca Menezes e viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc (LAB), será realizado em três dias: 02, 16 e 30 de setembro.
A abertura oficial da programação acontece nesta quinta-feira, a partir de uma roda de conversa mediada por Virgínia Lúcia da Fonseca Menezes, com a participação de integrantes do projeto: Isaac Enéas Galvão, produtor executivo, e a Coordenadora de Análise de Texto, Tânia Maria Alves Santos. O objetivo deste diálogo é apresentar a iniciativa do projeto e seus resultados alcançados durante a fase de produção.
Teatral Serigy é um projeto de promoção da memória da dramaturgia sergipana, com a catalogação e divulgação de 200 peças teatrais criadas em Sergipe, no período de 1950 a 2020, tendo como ponto de partida a obra “O homem que perdeu a fé”, escrito em 1952, por Paulo Barreto, criador do Cine-Teatro Rio Branco, na capital Sergipana em 1904, juntamente com seu irmão, Juca Barreto.
A programação completa será transmitida através do canal do Youtube do projeto (TeatralSerigy), e posteriormente disponibilizada na íntegra.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
02/09 - Sexta-feira
Roda de Conversa
1 - Apresentação do projeto e seus resultados alcançados - Equipe do Projeto
2 - Aglaé Fontes - Um Capítulo do Teatro Sergipano - Ma. Patrícia Brunet (SE)
3 - O Autor Me. Euler Lopes Teles e sua Dramaturgia do Afeto
4 - Leitura Dramática - Fragmentos Tributo ao Autor Paulo Barreto - O HOMEM QUE PERDEU A FÉ - Por Ivo Adnil
16/09 - Sexta-feira
Roda de Conversa
1 - Professor Msc Mário Resende (UFS)
2 -Professora Dra. Lourdisnete Benevides (UFS)
3 - Leitura dramática - Fragmentos (tributo ao autor Hunald Alencar)
30/09 - Sexta-feira
1 - Encerramento e resultados - Leitura dramática fragmentos
2 - Tributo ao autor Bosco Scaffs - Por Tetê Nahas
3 - Leitura dramática - Fragmentos (tributo ao autor Ivilmar Gonçalves)