O Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (FUNCAP), apresenta programação especial nesta quinta-feira(05), alusiva aos 60 anos do Museu Histórico de Sergipe (MHS), localizado no município de São Cristóvão. Para celebrar a data, o museu irá sediar duas atividades artísticas que fazem parte do V Festival Sergipano de Artes Cênicas. Pela manhã, será realizado, às 9h30, o espetáculo de bonecos- Circo Rapadura (RS) e no turno da tarde, às 15h30, acontece o espetáculo teatral Quixote- Circo Mínimo(SP).
"O museu já foi símbolo de todos os poderes políticos da antiga capital sergipana. Pensando nisto, a pasta promove a homenagem pelo fomento da cultura com estes dois espetáculos e, lembrando ainda, da importância que o local possui pela preservação da história do nosso povo", explica o diretor de cultura da Funcap, Fredson Santana.
O evento é gratuito e livre para todas as idades. O projeto conta com recursos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.
Histórico
Em 1960, no dia 5 de março, foi inaugurado o Museu Histórico de Sergipe (MHS), em São Cristóvão. O intuito de sua criação seria de resguardar a memória e identidade do povo sergipano, representado nos bens móveis e imóveis que compõem o acervo. O prédio é o mais antigo do estado alusivo ao século XVIII. Além disso, o local já foi uma cadeia, hospital e escola. O acervo desafia o tempo para satisfação e aprendizado do público visitante.