No mês de celebração da cultura popular, o Grupo Banese, através do Instituto Banese, juntamente com o Governo de Sergipe, segue homenageando e fortalecendo as manifestações populares do estado. Dessa vez, através da campanha 'Sergipanize-SE', lançada nesta sexta-feira, 21, com o objetivo de divulgar e valorizar a identidade cultural local. A iniciativa estimula uma imersão no universo da cultura popular ao longo do mês de agosto, quando é celebrado o Dia do Folclore (22), seguindo até outubro, quando se comemora o Dia da Sergipanidade (24).
A campanha, que conta com o apoio da TV Sergipe, é uma maneira reinventada de dar continuidade, mesmo com a necessidade do distanciamento social, às comemorações que acontecem todos os anos nesses meses, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda. Diante da impossibilidade de contar presencialmente com os brincantes dos grupos culturais e com o público, todo o movimento de imersão, incentivo e conexão com essas manifestações acontecerá virtualmente através de plataformas digitais e com interatividade garantida.
A partir desta sexta, 21, o Museu da Gente Sergipana lançará em seu instagram uma coleção de filtros com molduras artísticas e trajes em realidade virtual, tendo como referência as manifestações culturais do Largo da Gente Sergipana. A ideia é vestir-se e brincar de Taieira, Cacumbi, Lambe Sujo, Caboclinho, Parafusos, Bacamarteiro, Chegança, Reisado, São Gonçalo e com o Barco de Fogo, representando todas as manifestações populares locais.
A campanha conta com a participação de personalidades sergipanas da área da música, artes plásticas, artes cênicas, entretenimento, esporte e gastronomia, que convidarão o público a se envolver nesse movimento de divulgação e fortalecimento da cultura popular sergipana.
Além disso, será lançado virtualmente o livro 'Largo da Gente Sergipana: Cultura e Identidade'. A publicação, elaborada pelo Instituto Banese, traz a diversidade da cultura popular sergipana através de suas manifestações e a história do Largo da Gente Sergipana, apresentando todo o processo de criação, construção e inauguração. O e-book também é composto por imagens que revelam as cores, movimentos e expressões tão marcantes desse patrimônio rico e intangível.
De acordo com o diretor superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, a campanha é mais uma importante iniciativa que possibilita homenagear a cultura popular. "Como todos os anos fazemos no Museu da Gente Sergipana, a celebração da cultura popular não poderia deixar de acontecer mesmo com o distanciamento social. Então, este ano vamos nos reunir e celebrar através dos meios digitais. Com o Sergipanize-SE, cada um de nós poderá se perceber e se conectar com a própria cultura e estimular essa identificação nas outras pessoas", afirma.
O Instituto Banese é uma associação mantida pelo Banco do Estado de Sergipe e por suas empresas relacionadas: Sergipe Administradora de Cartões e Serviços Ltda (SEAC), empresa que administra o cartão de crédito Banese Card e a rede de adquirência TKS, e Banese Administradora e Corretora de Seguros.