Notícias

Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2023 às 15:15:00
Governo de Sergipe participa de 3ª Conferência Estadual de Cultura
O encontro que promoveu diálogo entre artistas e gestores culturais é uma preparação para Conferência Nacional que acontece em março de 2024

Representantes de instituições e movimentos da sociedade civil que atuam na área, profissionais, fazedores de cultura e instituições públicas estiveram reunidos nesta quarta-feira, 22, no Teatro Atheneu para participar da 3ª Conferência Estadual de Cultura. O encontro é de iniciativa do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).  

Com o tema "Construção Integrada para a Cultura Sergipana: prioridades e desafios", a conferência tem a intenção fomentar discussões produtivas sobre avanços, ampliação e desenvolvimento das diversas expressões artísticas e políticas culturais do estado, de forma democrática e participativa. De acordo com a presidente da Funcap, Antônia Amorosa, apesar do estado de Sergipe estar na terceira edição do encontro, há avanços que merecem ser considerados. “É um avanço até porque a gente está vivendo um cenário completamente diferente pós-pandemia, pois uniu os setores da cultura da capital e do interior”, disse. 

Amorosa completou que conferências têm sido realizadas por todo o estado e que a reunião desta quarta-feira é o grande encontro de ideias e uma preparação para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que vai acontecer em Brasília, em março de 2024. A presidente da Funcap aproveitou para destacar o trabalho de parceria que vem sendo realizado com a produtora cultural sergipana Thiane Araújo, que é coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura (MinC) em Sergipe. “A querida Thiane tem sido uma colaboradora, assim como nós também, juntos nós somos mais fortes porque nós amamos a mesma filha: a cultura. Viva a cultura, viva o governo e o artista que faz cultura em Sergipe!”, clamou. 

Em seu discurso, Thiane parabenizou o empenho da Funcap para reestruturar a cultura do estado. “Nós estamos juntas, misturadas, para que tudo possa caminhar da forma, como a gente precisa e quer. Tenho certeza que, hoje, será um dia de debates produtivos e eu estou aqui junto com vocês”, se somou. 

Sobre o processo de retomada nas ações de cultura no estado, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Igor Albuquerque enfatizou o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do ano de 2023 e realização de oitivas em vários segmentos culturais de Sergipe. “Tenho certeza que essas oitivas nortearam inclusive a escolha da temática desta Conferência de História e Cultura e dos eixos que vão ser trabalhados. Tenha certeza, isso não é por acaso nem estar somente conectado com a proposta nacional, mas isso é fruto do trabalho e da escuta que a Funcap fez durante todo esse ano dos problemas e das questões que foram levantadas pelos fazedores de cultura”, disse. 

Os debates do encontro tiveram como base seis eixos temáticos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho de Renda e Sustentabilidade; Direito às Artes e Linguagens Digitais. Além dos eixos temáticos, serão realizadas rodas de conversa, mesa de avaliação de políticas culturais e dinâmicas participativas e de integração.

Durante a realização da conferência, a assessora da Diretoria de Cultura da Funcap, Grazzy Coutinho fez um balanço das Conferências Municipais. De acordo com ela, dos 75 municípios sergipanos, 69 participaram de conferências municipais e intermunicipais. “Foi um trabalho árduo, difícil, não foi fácil para os municípios, né? Mas a Funcap, junto com o Escritório do Ministério da Cultura, que está sendo um grande parceiro, e os municípios, nós conseguimos fazer e realizar as primeiras conferências intermunicipais, o que foi de suma importância”, pontuou. 

Artistas 

O Teatro Atheneu estava repleto de artistas da capital e interior. Um deles é o agente cultural do município de Pirambu, Cláudio da Conceição, que destacou a importância da realização da conferência. “Nós precisamos aprender a valorizar o fruto e a beleza dos nossos ancestrais”, disse referindo-se às manifestações culturais. 

Outro que estava atento ao que estava sendo discutido foi o artista urbano, grafiteiro e designer natural de Nossa Senhora do Socorro, Dalvan Dexter. “Momentos como esses é fundamental para fortalecer a cultura sergipana. Além disso, é uma oportunidade de troca de experiências”, ressaltou. 

Sobre a conferência 

A Conferência Estadual é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Cultura, prevista para ocorrer entre os dias 4 e 8 de março de 2024, com o tema central ‘Democracia e Direito à Cultura’. Antes desse evento, são organizadas conferências estaduais, regionais, territoriais, temáticas e encontros setoriais. A Funcap já realizou cinco conferências intermunicipais, contemplando municípios de cada região do estado, que ocorreram em Propriá, Boquim, Macambira, Rosário do Catete e Pirambu.