A realização do Arraiá do Povo, durante os 30 dias do mês de junho, tem gerado boas expectativas aos empresários do setor de bares e restaurantes que irão comercializar na área interna do evento. Nesta quarta-feira, 17, os representantes desses estabelecimentos participaram de reunião estratégica com órgãos do Governo do Estado para alinhamento e planejamento das ações que serão realizadas nos dias de festejos.
O objetivo do encontro foi passar para os representantes todas as diretrizes relacionadas à parte elétrica, estrutural, assim como normas e limpeza que serão exigidas no local. De acordo com o diretor de Promoção, Marketing e Eventos da Secretaria de Estado do Turismo, Gustavo Paixão, o intuito foi apresentar aos bares e restaurantes selecionados as pessoas envolvidas na organização do evento, por parte da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Secretaria Especial da Comunicação (Secom), além de fazer integração para que cada um saiba quem se dirigir em cada situação. “É uma reunião estratégica para que as coisas corram bem nessa fase de montagem e, posteriormente, nos 30 dias de forró”, reforçou.
O resultado do chamamento público para bares, restaurantes e ambulantes foi divulgado pela Funcap na última terça-feira, 16. No total atuarão na estrutura do Arraiá do Povo oito bares e na categoria lanchonetes, cinco estabelecimentos. Além deles, foram contemplados 61 ambulantes que também foram selecionados para comercializar na área do evento. Eles estarão divididos em três grupos, atuando a cada dez dias dentro do mês de junho.
Presente à reunião, a diretora do Procon/SE, Tereza Raquel Martins, explicou que o órgão de defesa do consumidor atuará durante os dias de Arraiá do Povo no cumprimento das normas vigentes e no respeito às leis do consumidor. “É uma orientação prévia, para informar que também faremos fiscalização no intuito de averiguar se todas as normas de defesa do consumidor estão sendo cumpridas. Vamos orientar os donos de bares e restaurantes para que não ocorra nenhum problema nessa relação de consumo. As pessoas estão indo para curtir e aproveitar, mas as normas precisam ser respeitadas”, ressaltou a gestora.
Segurança e saúde
A Vigilância Sanitária de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), também esteve presente fornecendo orientações sobre normas e segurança alimentar. “A nossa missão é tentar orientar os comerciantes para fornecimento de alimento e produtos com a qualidade sanitária adequada, e, também, garantir que não haja nenhum tipo de surto alimentar. Nosso intuito é realizar um controle desses comerciantes, identificação dos locais, e verificar se todos os estabelecimentos estão seguindo as medidas sanitárias, como uso de toca e EPIs, qualidade sanitária do ambiente, limpeza, entres outros itens”, apontou o nutricionista e fiscal sanitário estadual, Ricardo Macena.
A reunião contou com a participação da Funcap, Setur, Secom, Vigilância Sanitária, Secretaria de Estado da Saúde, Procon Estadual e Energisa.
Expectativa
A empresária do setor alimentício Dali Fonseca está animada para comercializar na estrutura do Arraiá do Povo. “A expectativa é maravilhosa, diante um chamamento como este e ainda mais em lugar maravilhoso como a nossa Orla, levar a nossa culinária conhecida por ser afetiva, e sair do delivery para a parte estrutural é surreal. Estou muito feliz em participar dessa grande festa e, ainda mais, na promoção da culinária sergipana que será apreciada por turistas e sergipanos. A nossa equipe está muito motivada, será o nosso 14º salário”, revelou.
A empresária Luciana Gonçalves irá levar a sua hamburgueria para estrutura dos festejos. Acostumada a participar de grandes eventos como feiras, Réveillon e Carnaval, a experiência no Arraiá da Orla da Atalaia traz uma expectativa de multiplicar a renda. “A programação que o governo divulgou foi muito boa, está bem comentada e badalada. Portanto, a nossa esperança é de muitas vendas e aquecimento da economia, além da geração de emprego e renda”, disse a empresária, que reforçou a contratação de funcionários para o evento. “Estávamos com um planejamento e depois que vimos a programação tivemos que triplicar a nossa equipe para poder acompanhar toda a programação”.
Para o empresário Hamilton Cariri, dono há 23 anos de um tradicional restaurante da capital sergipana, a ampliação do Arraiá do Povo para 30 dias possibilitou a volta da participação do estabelecimento nas festividades. “É uma atração que traz visibilidade e valoriza a nossa cultura. Quando a gente vai para um evento como este, a gente leva a nossa marca. Tenho certeza que será um sucesso, uma ótima oportunidade de fortalecimento do nosso negócio”, declarou o empresário que já participou de 15 edições do Arraiá do Povo.