Equipes da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) visitaram nesta sexta-feira, 27, o Museu Histórico de Sergipe. Localizado no município de São Cristóvão, ele passa por uma obra de restauração e ocupa um prédio construído em 1900, que carrega em nos alicerces a história de Sergipe e do Brasil.
A obra está sendo realizada pelo Governo de Sergipe, por meio de contrato com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e execução da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). A restauração inclui a recuperação das estruturas físicas do edifício e a modernização das instalações internas, respeitando rigorosamente as características históricas originais.
Com um investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão, a reforma não apenas recupera o prédio, mas também assegura que ele continue sendo um ponto de referência cultural para futuras gerações. Para o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, a restauração do Museu Histórico de Sergipe é um marco para os sergipanos e reforça o compromisso do Governo de Sergipe com a preservação da história.
“Estamos trabalhando para entregar um espaço revitalizado, onde os visitantes tenham a oportunidade conhecer a história do nosso estado. Viemos conferir de perto a obra de restauração com toda equipe da Funcap, e a previsão é que no início do ano que vem a gente entregue o Museu restaurado para os sergipanos e turistas”, afirmou Gustavo.
A coordenadora de Unidades Culturais da Funcap, Célia Carvalho Nascimento, destacou também que parte do acervo do Museu Histórico de Sergipe foi transferido para a Igreja Nossa Senhora da Vitória.
“Fizemos a transferência de parte do acervo para outro imóvel para fazermos um trabalho de qualidade, e entregar à população um prédio restaurado e digno de receber tanto a população quanto os turistas. O acervo é encantador, e ver que a obra está chegando na reta final já nos dá a sensação de dever cumprido”, disse.
Presenças
Além do presidente da Funcap, Gustavo Paixão; e da coordenadora de Unidades Culturais, Célia Carvalho Nascimento; participaram da visita a coordenadora de Formação e Patrimônio Cultural, Laís Kalena Sales Aragão; a coordenadora de Manutenção Predial e Logística, Cibele Barbosa; e a arquiteta Ingrid Ariane Santana.