A Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), através da Lei Aldir Blanc (LAB), promoverá, entre os dias 22 a 26 de fevereiro, o evento virtual Roda de Conversas Sobre Artes Visuais, nas quais dez artistas, professores, ilustradores e outros profissionais da arte se reunirão, de forma virtual, para compartilhar ideias, experiências e perspectivas da arte frente ao “novo normal”. As transmissões serão virtuais, em um total de dez lives.
O participante terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os expoentes da arte contemporânea em Sergipe, os bastidores de processos criativos, a influência africana na Arte ou se aproximar um pouco mais da vida e da obra de artistas que marcaram a história da arte mundial, a exemplo de Monet a Eliseu Visconti.
A Funcap, através de seus editais, contemplou artistas que trabalham com esculturas, painéis, grafite e oficinas de pintura, de xilogravuras e desenho. No total, apenas neste segmento, foram contemplados quase cinquenta trabalhadores da arte, além de pesquisadores e professores.
Segundo Fredson Santana, da Diretoria de Cultura da Funcap, “essas lives são um momento histórico para nós; é uma satisfação imensa, quero agradecer principalmente aos artistas. Não queremos apenas apresentar esculturas, exposições, painéis, mas queremos também fazer esse processo de formação. Selecionamos algumas lives, através delas artistas vão dialogar com outros artistas também envolvidos na temática, e curiosos. Essas lives tem importância de levar esses projetos de informações e formação e fazer esse intercambio entre todos que participam desse processo”, afirma.
Para a ilustradora Layla Karoline, que dará início as rodas de conversa, na segunda-feira, 22, às 15h, as lives serão uma oportunidade para entender a profundidade do artista e de sua produção: “enquanto trabalhadores da cultura e da arte já sentimos no dia-a-dia a carência de trabalhos remunerados que consigam subsidiar nossa produção, e a quarentena trouxe, para muitos, um longo hiato, em que a fragilidade econômica, emocional e mental se acentuou ainda mais. Porém, com a Lei Aldir Blanc, conseguimos vislumbrar um pouco de esperança para esses tempos” afirma Layla.
Os editais da Lei Aldir Blanc foram financiados com recursos da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal com a realização do Governo do Estado de Sergipe, através da Funcap.
Programação lives:
22.02 – Segunda-feira:
15h - Os bastidores de uma ilustração: Trajetória e Processos - Ilustradora Layla Karoline
Canal: YouTube - \:tudocaos://
https://cutt.ly/Jk5KePy
16h - Lambe-Lambe Lgbtqia+ - Artista Kaippe Reis
Canal: YouTube – Kaippe Reis
https://cutt.ly/9k5LO60
23.02 – Terça-feira:
15h - Expoentes da Arte Contemporânea em Sergipe - Profa. Dra. Lilian França
Canal: YouTube – Amazilia Coral
https://cutt.ly/dk5KYGR
16h - Arte-Educação na Pós-Pandemia - Profa. Esp. Cristiane Cardoso
Canal: YouTube – José Figueiredo Neto
https://cutt.ly/Zk5KCJT
Dia 24.02 - Quarta-feira
15h - A Importância das Galerias e Museus De Arte: Um olhar a partir do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe - Profa. Liliane Andrade
Canal: YouTube – José Figueiredo Neto
https://cutt.ly/Zk5KCJT
16h - Acessibilidade nos espaços culturais - Arquiteta Viviane Oliveira
Canal: Google Meet
meet.google.com/hrp-aygc-xom
Dia 25.02 - Quinta-feira
15h - O Impressionismo de Monet a Eliseu Visconti: Contextualização e Características - Profa. Cláudia Rabelo
Canal: YouTube – Claudia Regina
https://cutt.ly/Bk5MToJ
16h - A Influência Africana na Arte - Prof. Cezar Silva
Canal: Instagram - @live_de_artes
https://www.instagram.com/live_de_artes/
Dia 26/02 - Sexta-feira
15h - Biografia e Processos Criativo do Artista - Profa. Ma. Anúbia Tavares
Canal: Facebook - Anúbia Melo
https://www.facebook.com/anubia.melo
16h - Cronismo da Cidade e a transversalidade urbana - Artista Pedro Boeira
Canal: YouTube – Boeira Arte
https://cutt.ly/Kk539Wg