Na manhã desta quarta-feira, 25, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), promoveu a inauguração de um grande painel, executado pela artista visual Dedé Mangueira, nos muros da Unidade de Saúde João Bezerra, localizado no povoado de Areia Branca.
A cerimônia de entrega aberta à comunidade, contou com as presenças da presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, a professora Conceição Vieira, do diretor de cultura da Fundação, Yure Rocha e da gerente da unidade, Larissa Lobão Curvêlo.
A obra trata sobre a ciclicidade da mulher e da natureza, a economia criativa da comunidade, a pesca e a captação de massunim, o meio ambiente do povoado Areia Branca. Na obra, a artista ressalta a importância do manguezal para a natureza, berçário de vários seres vivos do local.
“Na mandala ‘Mangue Útero’, a gente aborda a ciclicidade através das fases da lua que influenciam o movimento da maré. Buscamos honrar esse universo de criação. Criação do ventre e criação do mangue, a partir de um comparativo: mulher, mangue e útero”, descreveu a artista.
Sobre a artista
Dedé Mangueira é uma artista visual, nascida em Boa Vista, Roraima, moradora do Povoado de Areia Branca. Através da arte encontrou seu ponto de equilíbrio e sua especialidade: mandalas que manifestam o movimento cíclico da natureza ou vida humana. Desde 2018 estabeleceu a arte como seu ofício, adquirindo assim uma rotina diária envolvida na criação de suas peças. Desenvolve suas atividades artísticas à frente do Ateliê "Artes Pintadas", situado no Povoado de Areia Branca.
Lei Aldir Blanc
A Lei Aldir Blanc é uma realidade através de recursos da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, destinada ao Governo do Estado de Sergipe.