O período de isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, é o assunto abordado no monumento artístico que será inaugurado nesta terça-feira, 26, a partir das 16h, no Parque da Cidade, em Aracaju. A ação, promovida pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), foi viabilizada com recursos dos editais da Lei Aldir Blanc.
A solenidade é aberta ao público, seguindo todos os protocolos específicos de segurança exigidos pelos órgãos sanitários, e contará ainda com a apresentação musical do artista Roberto Alves.
Elias Santos é o responsável pelo monumento “Isolados”. O artista visual atua no cenário artístico de Sergipe há mais de 30 anos, tem formação em História e especialização em Arte e Educação, e trabalha com arte contemporânea, com pesquisa voltada à iconografia do cachorro vira-lata.
A partir da imagem de cachorros vira-lata, o artista busca representar o período da pandemia do Covid-19 que nos impôs ao isolamento social. Os cães, fixados em quatro pavimentos, são elementos que compõem a narrativa visual para remeter simbolicamente o ser humano isolado.
Lei Aldir Blanc
A Lei Aldir Blanc é uma realidade através de recursos da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, destinada ao Governo do Estado de Sergipe.