A arte tem o poder de conectar pessoas com sua história e identidade. Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) promove na próxima terça-feira, 25, às 18h, na Galeria de Arte J. Inácio, a abertura da exposição 'Mulher Terra - Origens', com participação musical da cantora Lari Lima.
A mostra reúne obras de 16 artistas que, através de diferentes técnicas e elementos, representam a história e diversidade cultural da população negra no Brasil: Dayane Dantas, Edjane Leite, Jacira Moura, Morgana Brota, Negalê, Negra Luz, Pritty Reis, Sara Miranda, Sônia Mellone, Vilma Rebouças, Wilyane Corumba, Kely Nascimento, Judie Canez, Mônica Carvalho, Gabriela Guimarães e Priscila Oliveira.
As obras, sob a curadoria de Jane Junqueira, exaltam temas como força, resistência e beleza da mulher negra, convidando o público a celebrar e refletir sobre a arte e cultura afro-brasileira.
Além de homenagear o Dia Internacional da Mulher Negra, a data de inauguração, 25 de julho, marca também os 31 anos da criação dessa celebração, que ocorreu durante o 'I Encontro de Mulheres Negras da América Latina e Caribe', em 1992.
A entrada é gratuita e a exposição ficará aberta até 25 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 21h. A Galeria de Arte J. Inácio é anexa à Biblioteca Pública Epiphanio Dória, 1º andar, localizada na Rua Vila Cristina, bairro 13 de Julho.