Notícias

Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2020 às 09:00:00
Estado entrega equipamentos musicais para Bandas Filarmônicas
Entrega de instrumentos faz parte do edital “Prêmio Leozírio Guimarães de Apoio a Bandas de Músicas” e contemplou Filarmônicas dos municípios de Ribeirópolis, Itabaiana, Itabaianinha, Riachuelo, Capela, Aquidabã e Rosário do Catete

Nessa quinta-feira (27), o Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), realizou a entrega de 48 instrumentos a Bandas Filarmônicas que foram contempladas pelo edital “Prêmio Leozírio Guimarães de Apoio a Bandas de Música”. A ação é fruto de uma parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do Ministério do Turismo. O ato de entrega aconteceu na área externa da Aperipê TV com transmissão ao vivo.

As Bandas Filarmônicas dos municípios de Ribeirópolis, Itabaiana, Itabaianinha, Riachuelo, Capela, Aquidabã e Rosário do Catete foram contempladas no edital.

Em sua fala, a presidente da Funcap, Conceição Vieira, enalteceu o projeto. “Foi bastante proveitoso para Sergipe este recurso, pois a inciativa permite o fortalecimento das filarmônicas que realizam um grande trabalho e contribuem com o cenário cultural. Estou muito satisfeita com a premiação”, disse.  

De acordo com o diretor de Cultura da Funcap, Fredson Santana, a Fundação observou a necessidade do segmento em alguns municípios. “Percebemos que em algumas regiões do estado as bandas estavam  precisando de apoio e, com a chegada do recurso foi possível executar a compra de novos equipamentos garantindo então, o aprimoramento destas bandas. É válido frisar que um representante de cada grupo esteve presente na ocasião para assinar o termo e oficializar a entrega”, esclareceu.

Thiago Souza, representante da ‘Sociedade Filarmônica 28 de Agosto’, de Itabaiana, comentou sobre a importância do ato. “A solenidade de premiação é essencial e o benefício maior está na possibilidade de termos mais alunos contemplados com a ação, já que fortalece a filarmônica. Deste modo, é possível manter a tradição cultural em nossa região de uma forma que sempre haja uma renovação na banda.” finalizou.