Notícias

Quarta-Feira, 02 de Março de 2022 às 15:00:00
Escultura 'Homenagem aos índios sergipanos' será inaugurada no Parque da Cidade
Produzida pelo artista selecionado nos editais da Lei Aldir Blanc (LAB), Willy Valenzuela, a obra tem por objetivo enfatizar a história, a luta e resistência indígena no estado, sua organização social, seus costumes, línguas, crenças e tradições

Nesta quinta-feira, 3, às 15h, o Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), realizará, no Parque da Cidade, a solenidade de inauguração da obra 'Homenagem aos índios sergipanos', produzida pelo artista selecionado nos editais da Lei Aldir Blanc (LAB), Willy Valenzuela. A obra tem por objetivo enfatizar a história, a luta e resistência indígena no estado, sua organização social, seus costumes, línguas, crenças e tradições.

Para Willy, “a semiótica referente a essa obra remete a pureza e ao esplendor de dois símbolos da história sergipana na resistência à invasão portuguesa. A poética desta cena retrata um estado puro e pleno da alma guerreira dos heróis da nossa história em convívio profundo com a natureza intocada”.

Em Sergipe, situados no município de Porto da Folha, nas aldeias Ilha de São Pedro e Caiçara, vivem os povos Xokó, a última tribo indígena do estado. Atualmente, a comunidade é composta por mais de 400 pessoas. A história dessa comunidade é marcada por lutas pelo reconhecimento de seus territórios e identidade.

Willy Valenzuela nasceu no Chile em 1966, chegou no Brasil em 1975, e em Sergipe no ano de 1988. Autodidata em ourivesaria e design de joias, dedicou 15 anos a essa atividade. Suas técnicas e experiências adquiridas foram utilizadas para a concepção da obra.

Lei Aldir Blanc
A Lei Aldir Blanc é uma realidade através de recursos da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, destinada ao Governo do Estado de Sergipe.