Notícias

Terça-Feira, 04 de Abril de 2023 às 11:00:00
Técnicos do BID realizam Missão de Arranque do Profisco II na Sefaz
Iniciativa tem por objetivo realizar a análise e avaliação pela equipe do BID dos projetos propostos para cada área de atuação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado da Transparência e Controle (Sectc), Secretaria de Estado da Administração e Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos, ligada à Secretaria de Estado da Casa Civil, recebeu nesta segunda-feira, dia 3, a equipe técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A equipe irá participar, durante essa semana, da “Missão de Arranque”, que consiste em uma série de reuniões sobre a segunda fase do Programa de Modernização Fiscal do Estado de Sergipe, o Profisco II.

A Missão de Arranque marca o início oficial do Profisco II na Sefaz e tem por objetivo realizar a análise e avaliação pela equipe do BID dos projetos propostos para cada área de atuação.

 No âmbito da Sefaz, na agenda desta semana estão previstas apresentações e análises sobre projetos para sistemática de gestão de política tributária, módulo de integração ao Portal Único do Comércio Exterior, sistemática de gestão do ITCMD, sistemática de gestão integrada do IPVA, sistemática de fiscalização de trânsito de mercadorias e sistemática de gestão do Contencioso Fiscal Administrativo.

 Outros projetos a serem avaliados nesta semana pela equipe do BID serão a sistemática de fluxo de caixa automatizado, sistema de gestão contábil, modelo de gestão de custos públicos, sistemática de gestão por resultados na Sefaz, sistemática de gestão de pessoas na Sefaz e sistemática de governança e gestão de TI. Todas as ações compõem o projeto macro de modernização fazendária, etapa avançada do primeiro Profisco, concluído oficialmente em 2018.

 A Missão de Arranque do Banco Interamericano de Desenvolvimento é uma oportunidade para os especialistas do banco financiador analisarem os instrumentos e metodologias propostas pelo Governo para a implementação de projetos que vão impactar diretamente no cotidiano dos contribuintes que necessitam dos serviços da Sefaz.

 O BID mantém o acompanhamento dos projetos e realiza supervisões periódicas durante todo o ciclo de implementação, ocorrendo os desembolsos dos recursos conforme o avanço das ações programadas.

 Participam da Missão de Arranque a diretoria executiva da Sefaz, os líderes de cada projeto indicado ao Profisco e a equipe do BID, composta pela chefe e co-chefe de equipe, Cristina MacDowell e Renata Café, respectivamente, o analista de operações Hélio Ferreira e os consultores André Cordeiro e Rodrigo Speziali.