Sergipe é o estado brasileiro que registrou a menor variação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2022 - índice baseado no valor de mercado do veículo. Além disso, para o ano de 2022, o governo vai manter o desconto de 10% para pagamento à vista até o dia 31 de março.
Haverá, também, a possibilidade de parcelamento em até três vezes pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), sem juros, desde que a última parcela seja recolhida no mês do licenciamento do veículo.
Já os taxistas, proprietários de veículos de transporte escolar e PCD's, que são isentos de IPVA, poderão requerer a isenção do imposto, por meio do site da Sefaz.
A portaria foi divulgada nesta quinta-feira, 30, no Diário Oficial, por meio da Sefaz, na qual o Governo do Estado informa a regulamentação e o calendário do IPVA 2022 em Sergipe.
O imposto se baseia na variação de preços de mercado da tabela Fipe, no caso dos carros usados, e no valor de nota fiscal, para os novos. A pesquisa da tabela Fipe apontou aumento tanto nos valores de carros novos quanto dos usados, diferentemente do que era registrado nos últimos 20 anos, no qual era comum a redução de preço de veículos usados. O aumento foi impulsionado, entre outros fatores, pela inflação no país e escassez de componentes eletrônicos e de matérias-primas da indústria automobilística.
Segundo a Sefaz, ainda assim, enquanto nos outros estados da federação o reajuste médio da alíquota do tributo para o ano de 2022 será acima de 20%, em Sergipe o valor ficou estimado em 15,71%.