Cabelo bem arrumado, bota no pé e um bom sorriso no rosto para curtir 30 dias de forró por todo Sergipe, é assim que a vendedora Karla Franco pretende garantir a animação no período junino no estado. A programação lançada na noite desta segunda-feira, 8, foi um gás a mais para o forrozeiro, que vibrou a cada nome divulgado pelo governador Fábio Mitidieri, na rua de São João, tradicional palco junino, localizado no bairro Industrial.
“A expectativa é enorme, já estou preparando as roupas para curtir todos esses dias de forró. É calçar bota, por uma roupa característica e tudo mais que o mês permite para recuperar os dois anos perdidos sem esses festejos”, disse, entusiasmada, a jovem com as mais de 140 atrações sergipanas e outros 40 trios pés de serra.
Para dar aquele esquenta característico, os forrozeiros de plantão foram agraciados com apresentações de Mimi do Acordeon, que com seu pé de serra fez todo mundo mexer os quadris e esquentar a sola dos seus calçados.
“Eu fiquei muito feliz com o anúncio dos 30 dias. Estou com a agenda lotada, na expectativa para que junho chegue o quanto antes. É uma alegria muito grande para quem vive desse período”, admitiu.
Para o diretor social da Rua São João, João Paulo Jesus dos Santos, a programação dos festejos em 2023 supera todas as expectativas. Ele aprovou e vibrou ao saber que a cultura local será valorizada e beneficiada com o período. “É o retorno das nossas segundas-feiras. Voltando à tradição da rua que é nossa, que é do povo do bairro Industrial, do Santo Antônio e da Grande Aracaju. Então, estou muito feliz com essa oportunidade dada pelo Governo do Estado de voltar à nossa segundona da Rua São João. A gente está se preparando, descansando, resolvendo algumas situações, mas preparados e prontos para receber todo mundo para forrozar aqui na Rua de São João”, reforçou João Paulo, garantindo que, a partir de hoje, todas as segundas, a rua estará movimentada com o bom forró.
Participante do grupo junino Peneirou Xerém, Rosenilda Santana, destacou a grande expectativa que ela e todos que se apresentam nessa época estavam para essa temporada que se aproxima. “Estamos comemorando o retorno sem alerta de pandemia, depois de dois anos. No ano passado a gente quase não teve apresentações. Estamos voltando a todo vapor, porque o forró é a cultura daqui de Sergipe. Então, a gente tem que dançar e se divertir. A expectativa, para mim, é muito grande. É a volta do São João, é a volta dos festejos juninos. Tenho visto muita organização, o povo alegre e satisfeito”, reforçou.
Espada de Fogo
A tradicional alegoria pirotécnica de Estância marcou presença na noite aracajuana. Ligada ao ciclo junino dos festejos populares, a Espada de Fogo encantou todos os presentes e entusiasmou outras pessoas que admitiram ter interesse em ir à cidade onde eles são confeccionados para conhecer ainda mais a cultura diretamente nos barracões dos fogueteiros.