Durante a quarta edição do programa ‘Sergipe é aqui’, que será realizada na sexta-feira, 12, na Escola Municipal Maria Izabel de Carvalho Nabuco D'Ávila, em Estância, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), irá disponibilizar vários serviços rápidos. O evento contará com a participação do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) e do SergipePrevidência, ambos ligados à Sead.
Entre os serviços a serem ofertados pelo Ceac, estão emissão de certidões negativas, agendamento no Detran, despachos administrativos e outros agendamentos para os serviços disponíveis no Ceac e no SergipePrevidência. A Sead também fará despachos administrativos relacionados a patrimônio.
Nesta edição, os moradores de Estância também terão acesso a serviços da Junta do Serviço Militar, Sulgipe e SAAE, além dos serviços do SergipePrevidência, que incluem análise de informe de rendimento, atualização cadastral, consulta de processos, solicitação de isenção de imposto de renda e prova de vida.
A ação é parte do programa 'Sergipe é aqui', que beneficiou mais de 5.300 pessoas na última edição em Porto da Folha, com a participação de 20 secretarias e órgãos do Estado, ofertando mais de 150 serviços. O evento acontecerá das 8h às 16h e espera-se atender um grande número de pessoas em busca de serviços públicos rápidos e eficientes.
Serviços e documentação necessária
Para ter acesso aos serviços descritos é importante que o cidadão esteja atento aos documentos necessários para cada um deles.
Para obter o Passe Livre Idoso, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda igual ou inferior a dois salários mínimos e uma foto 3x4. Caso o idoso esteja presente, não será necessário apresentar a foto.
Para o Passe Livre Deficiente, são necessários RG e CPF originais e cópias, comprovantes de residência e de renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo. Se o solicitante não possuir renda, deve apresentar o CNIS (INSS). Caso a renda seja superior a um salário mínimo e tenha dependentes, é preciso levar a cópia do RG ou certidão de nascimento dos filhos menores de idade ou do CNIS da esposa (o). Além disso, é necessário apresentar um relatório médico atual com CID ou um exame atual que comprove a deficiência, cartão do SUS e, no caso de deficiente visual, anexar a acuidade visual e, no caso de deficiente auditivo, anexar a audiometria.
Saiba o que é necessário:
- Para a emissão de certidões negativas, é necessário apresentar RG ou CNH;
- Para serviços do Detran, é necessário apresentar comprovante de residência, RG ou CNH e documento do veículo;
- Para serviços da Energisa, é necessário apresentar o CDC conta de luz ou CPF;
- Para serviços da Deso, é preciso apresentar CPF e a matrícula da conta;
- Para a emissão do Extrato Previdenciário, é necessário apresentar o CPF;
- Para a primeira via do CPF, é necessário apresentar o título de eleitor, nome completo, data de nascimento, naturalidade, nome completo da mãe, CEP, endereço e contato. Este serviço é somente para pessoas na faixa etária de 16 a 24 anos;
- Para a segunda via do CPF, é preciso apresentar o número do CPF e data de nascimento.