Notícias

Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2024 às 21:30:00
Palácio Museu Olímpio Campos promove Concerto Sacro Natalino
Durante todo o mês de dezembro, o palácio histórico, administrado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, estará de portas abertas com apresentações musicais voltadas às festas de final de ano

O Palácio Museu Olímpio Campos (Pmoc), considerado um dos principais berços culturais da história sergipana, localizado em Aracaju, recebe durante todo o mês de dezembro apresentações musicais para festejar o natal. Nesta sexta-feira, 13, o espaço foi palco do Concerto Sacro Natalino, realizado pela professora Marília Teixeira e seus alunos de canto lírico. A apresentação aconteceu no salão de multi eventos e faz parte da programação especial que segue até a última sexta-feira do ano.

Óperas, concertos e apresentações musicais muitas vezes são erroneamente vistas como inacessíveis para boa parte da população. Oferecer aos sergipanos oportunidades de assistir e apreciar esses eventos culturais faz parte de uma das missões do Governo de Sergipe, que é promover e fomentar o acesso à cultura e arte para a população.

Segundo a professora e cantora lírica Marília Teixeira, espaços como esses oferecem uma oportunidade para que artistas locais possam apresentar seus trabalhos. “Gostaria de agradecer ao Governo do Estado e ao Pmoc por nos receberem de forma excepcional. Queremos muito continuar oportunizando à população apresentações de concertos com piano ao longo do ano. Agradeço também aos meus alunos por aceitarem o desafio de se apresentarem profissionalmente de forma lírica em tantos níveis de voz. Quem canta nasceu para cantar, e hoje queremos compartilhar o nosso concerto sacro com uma composição totalmente erudita”, destacou a musicista.

O concerto foi apresentado pelos alunos de canto lírico Aline Góes, Ísis Gomes, Luana Marins, Mirella Freitas, Júlia Fraga, Diogo Curvelo e Francisco Vieira. No repertório do grupo, obras consagradas de autores como Strandella, Bach, Caccini, Franck, Gruber, Handel, Mozart, Villa-Lobos e Vivaldi.

A neuropsicóloga Alane Gomes, tia de uma das alunas que se apresentaram no concerto, veio acompanhar sua sobrinha e destacou a emoção durante toda a apresentação. “Eu estou sem palavras, chorei bastante. Acho muito importante dar espaço para tantos talentos que temos em nosso estado e proporcionar que possamos consumir arte dessa forma. Estou muito orgulhosa da minha sobrinha. Foi o primeiro concerto ao qual assisti, e espero ir a outros”, disse ela.

Para o administrador do Palácio Museu Olímpio Campos, Elicelmo Zuzart, o modelo de apresentação lírica é entendido como uma experiência única, voltada a um público específico. Porém, explica que é justamente a missão do Pmoc democratizar o acesso de toda a população a esse tipo de arte. “Por exemplo, hoje trazemos as apresentações para as escolas públicas, onde crianças e adolescentes conhecem o toque do piano. Enquanto museu, como uma instituição transformadora, entendemos que essa arte deve ser acessível a todos os sergipanos e visitantes”, destacou ele.

Programação
A programação natalina do Pmoc teve início na última sexta-feira, 6, com apresentação da Orquestra Popular Villa Lobos, Coral Canarinhos de Aracaju e Grupo Folclórico. No próximo dia 20, o Palácio contará com a apresentação do Grupo Renantique, com o tema "Música medieval e renascentista". A programação segue até o dia 27 de dezembro.