Notícias

Quarta-Feira, 29 de Março de 2023 às 16:15:00
Governo do Estado prepara pacote de ações para juventude
A Superjuv atua em prol de políticas públicas, que devem ser apresentadas durante a Semana da Juventude, em agosto

Nesta quinta-feira, 30, é celebrado o Dia Mundial da Juventude. A superintendente da Superintendência da Juventude de Sergipe (Superjuv), Larissa Alves, lembrou da data e aproveitou o momento para revelar que o estado se prepara para a Semana da Juventude, agendada para 12 de agosto, no Dia Estadual da Juventude. “Tem o Dia Mundial, Dia Internacional e o Dia Estadual da Juventude. O nosso grande compromisso hoje é com a efetivação de um plano para a juventude, que fortaleça as políticas públicas”, disse Larissa, liderança jovem, de 26 anos de idade. Entre os serviços da Superjuv estão o ID Jovem, Capacita Jovem e Jovem Empreendedor.

A Superjuv está vinculada à Casa Civil e tem o papel de fomentar e criar políticas públicas para a juventude do estado de Sergipe. Durante a Semana da Juventude, em agosto, serão apresentadas ações que atendam às demandas dos jovens sergipanos. O Dia Estadual da Juventude foi instituído pela Lei 8656, de 2020. De acordo com Larissa, um projeto é elaborado e está em finalização, após levantamento de dados ter sido feito. “Entendemos que nenhuma ação deve ser feita sem o diagnóstico e o diagnóstico perpassa por dados. Precisamos entender quem é a nossa juventude, para poder criar as ações que englobem este público”.

Com a conclusão do projeto, será apresentado o Plano Estadual da Juventude, que servirá de norteador para as juventudes. “Costumamos dizer que existem juventudes. Trabalhamos com um misto de pessoas: o jovem com deficiência, o jovem negro, o jovem LGBTQIA+, o jovem do campo, enfim. A política de juventude precisa ser transversal e acolhedora, no sentido de olhar todos esses jovens e suas questões particulares”.

Enquanto o projeto não é revelado em definitivo, a Superjuv informou que já executa programas como o ID Jovem, do Governo Federal, o Estatuto da Juventude, também aprovado pelo Governo Federal, o programa do Co.liga (escola virtual e gratuita de economia criativa que conecta jovens, profissionais e empresas), as Casas de Juventude, entre outros.

Outra medida adotada pela Superjuv para assegurar políticas é a ida a Brasília, para o Fórum Estadual de Gestores Municipais e Estaduais, com o objetivo de entender a política nacional e alinhar com a gestão à frente da Coordenadoria Nacional de Juventude. “A reunião em Brasília será útil para esclarecer aos gestores estaduais quais políticas que o Governo Federal desempenhará durante os quatro anos”, comentou Larissa.

De Coordenadoria à Superintendência

Em governo anterior, a Superjuv ostentava a posição de Coordenadoria Especial. Na gestão do governador Fábio Mitidieri mudou para Superintendência, o que a coloca em contato estratégico com uma secretaria de interlocução política, como a Casa Civil. A autonomia da Superjuv permite o diálogo de forma aberta com as demais Secretarias, e isso traz mais poder de articulação com demais órgãos do estado.

Larissa Alves lembrou também que o governador Fábio Mitidieri sempre enfatizou seu desejo de executar políticas públicas para a juventude. “Quando o governador sinaliza, enquanto Superintendência, que este é um espaço que a juventude sergipana tem para ser sua casa e construir suas ações, ele mostra o compromisso que tem com os jovens do estado”.

“Este é o nosso desafio, enquanto Superjuv. Trazer para a prática o que nosso governador se comprometeu durante a campanha”, disse Larissa, acrescentando que a ideia é tornar a Superintendência inclusiva e acessível, convergindo ações afirmativas com as outras Secretarias. “O objetivo é atender aos grupos vulneráveis, mas também atender com as demandas políticas que nós temos, que é a assistência social, a saúde, o esporte e levar o resultado completo e enfoque para essas juventudes”.

Vaticano

No meio do ano de 2022 Larissa Alves foi aprovada em uma seletiva que o papa Francisco abriu para a 1ª Escola Política do Vaticano. O Brasil teve 500 mil inscritos e Larissa é a única mulher que representa o país. Segundo ela, o país foi o segundo em número de inscritos, perdendo apenas para a Argentina.

Durante a Escola Política, que será realizada anualmente pelo Vaticano, os jovens convivem com pessoas de diferentes culturas, crenças, com o intuito de criar jovens líderes globais capazes de olhar o mundo de forma mais fraterna, humana e justa. “O papa criou esse núcleo com diversos jovens, que não discutem apenas religião, mas a fé, de modo geral, o amor e que mundo novo nós queremos viver”, declarou Larissa.

Estatuto da Juventude

O Estatuto é instituído pela Lei 12852/2013 e visa promover e garantir o direito das juventudes, além de garantir obrigações da família e da sociedade na execução das garantias para pessoas de 15 a 29 anos. É neste conjunto de normas que estão dispostos os direitos dos jovens, os princípios e as diretrizes das políticas públicas para as juventudes.

Conselho Estadual da Juventude

O Conselho Estadual da Juventude é um órgão autônomo, de caráter consultivo da política estadual de juventude e tem por finalidade promover o controle social das políticas de juventude, assegurar os direitos da juventude, formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas às juventudes, promover pesquisas e estudos acerca da realidade sócio-econômico juvenil, fortalecer a autonomia, organização e participação social dos jovens.

ID Jovem

A identidade Jovem ou simplesmente ID Jovem é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artísticos-culturais e esportivos e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Para ter direito é necessário ser brasileiro, ter idade entre 15 e 29 anos e estar inscrito no CadÚnico com Número de Inscrição Social (NIS) ativo e com informações atualizadas por pelo menos dois anos.