Na tarde desta, terça-feira, 22, o Governo de Sergipe, através da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Surperplan), da Secretaria de Estado Geral de Governo, se reuniu com várias associações empresariais para formalizar a entrada do Fórum Empresarial na iniciativa Sergipe 2050. Na ocasião, Guilherme Rebouças, coordenador da iniciativa, detalhou o projeto através da palestra ‘Iniciativa Sergipe 2050: juntos pelo desenvolvimento’. O evento aconteceu no Vidam Hotel, localizado na Orla de Atalaia, em Aracaju.
Em fevereiro de 2020, o governador Belivaldo Chagas, instalou o Comitê Gestor da Iniciativa Sergipe 2050, para que, através de um trabalho integrado e participativo entre as frentes governamental e da iniciativa privada, seja possível aprimorar uma série de políticas para o desenvolvimento local. “Esse é um projeto gestado pelo governo do Estado para que Sergipe tenha um pensamento de longo prazo que possa guiar suas políticas públicas. Isso exige uma metodologia própria, além do Planejamento Estratégico de Governo. O governador também pediu para que outras entidades se envolvessem e é muito gratificante perceber que as entidades estão procurando o Sergipe 2050. É uma iniciativa muito positiva do governo do Estado na perspectiva de ir além do mandato e olhar para o futuro”, destacou Guilherme Rebouças.
De acordo com Joaquim Ferreira, coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, um dos focos da entidade tem sido, justamente, buscar essa interseção entre o governo e o setor privado. “A iniciativa Sergipe 2050 como é apresentada, dá a possibilidade ao fórum interagir e dar suas opiniões. É o caminho que a gente tem buscado, o caminho de interação entre o setor público e o privado. Foi uma reunião bastante positiva, tivemos a oportunidade de ouvir o que Guilherme trouxe e ele também pode ouvir as sugestões que o empresariado tem. Já é um bom começo e marca essa integração do fórum no Sergipe 2050”, ressaltou Joaquim Ferreira.
Sergipe 2050
Em janeiro deste ano, o governo do Estado deu início a uma série de oficinas para a construção de cenários da iniciativa Sergipe 2050. A ação aconteceu no auditório do Centro Administrativo do Banese, numa promoção da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan) da Secretaria de Estado Geral de Governo, e contou com a participação de representantes do Governo do Estado, empresários e entidades da sociedade civil sergipana. “Já foi realizada essa primeira oficina para construir cenários de Sergipe 2050 e a expectativa é que a gente tenha esses cenários até o final do primeiro semestre'', concluiu Guilherme Rebouças.
Fazem parte do Comitê Gestor a Federação das Indústrias, a Federação do Comércio, a Universidade Tiradentes, a Universidade Federal de Sergipe, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa, a Assembleia Legislativa, o Fórum Empresarial, o Instituto Banese e, representando o terceiro setor, o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação.