Notícias

Quinta-Feira, 15 de Agosto de 2024 às 12:15:00
Governo de Sergipe promove segunda edição do Festival das Juventudes
Nos próximos dias 20 e 21, a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), por meio da Superintendência Especial de Juventude (Superjuv), vai realizar dois dias de atividades voltadas ao fortalecimento de políticas para os jovens

O Governo de Sergipe promoverá, nos dias 20 e 21, a segunda edição do Festival das Juventudes. Com uma rica programação, que prevê a realização de oficinas temáticas, workshops e atividades culturais, o evento vai reunir, no Aracaju Parque Shopping, jovens da rede pública de ensino para debater sobre a construção de políticas e projetos que possibilitem novos caminhos e perspectivas para a juventude sergipana.

Com o tema ‘Um encontro com a cultura, empreendedorismo e inovação dos sergipanos’, a segunda edição do festival busca valorizar as diversidades culturais e promover ações que impulsionem a participação dos jovens na trajetória política de Sergipe. A realização do festival está contemplada na Lei Estadual nº 8.656, de 2020, que institui a Semana da Juventude e o Dia Estadual da Juventude em Sergipe, e no Estatuto da Juventude, como forma de incentivar o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, além de valorizar a capacidade criativa dos jovens com programas e projetos.

Para o secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, o objetivo da iniciativa é garantir que todos os jovens sergipanos tenham a oportunidade de compreender e participar ativamente da elaboração de diagnósticos e da construção de novas políticas, assegurando que ganhem cada vez mais voz e protagonismo em cada canto do estado. “Aqui em Sergipe, contamos com essa Lei Estadual, que, juntamente com a programação do mês da juventude, tem possibilitado que a gestão estadual busque fortalecer cada vez mais as políticas de juventude em todo o estado, expandindo aos municípios os serviços que já estão em andamento em algumas localidades", afirma ele.

ExpoJuv

A ExpoJuv é uma das principais ações do mês da juventude, que será realizada nos dias 20 e 21 de agosto, proporcionando encontros artísticos, formação, reflexão e debates sobre a importância das culturas e das artes na formação juvenil. O evento busca fortalecer os espaços democráticos comunitários e de convivência, promover a conexão entre gerações e estimular o empreendedorismo entre os jovens, permitindo a identificação de oportunidades para transformação social e geração de renda.

Durante os dois dias, os jovens poderão participar de painéis, como por exemplo ‘O papel das políticas públicas para as juventudes na era 4.0’, oficinas de Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro (SE), de edição de vídeo com celular rápido e prático, arte de rimar, batalha de rima, pocket show, dentre outras atividades ofertadas no Festival da Juventude.

“O Mês da Juventude é comemorado sempre em agosto, então todas as nossas atividades são voltadas a essa valorização e participação direta do jovem nas discussões sobre os rumos políticos do estado. Com a realização do Festival, o Governo de Sergipe promove uma imersão dos jovens em temas como educação, emprego, saúde, cultura e inclusão social, fortalecendo o protagonismo e criando um espaço para que eles expressem suas ideias, demandas e perspectivas”, explica a superintendente da SuperJuv, Anne Livianne.

Programação

As atividades para promover o mês da juventude tiveram início na última quinta-feira, 8, com o encontro realizado pela SuperJuv com a juventude rural de Canindé de São Francisco, município do alto sertão sergipano. Durante o diálogo com a comunidade, foram discutidos os quatro eixos para adesão ao Plano Estadual das Juventudes, sendo eles, Terra e Território; Trabalho e Renda; Educação no Campo e Participação, Comunicação e Democracia.

Além do Festival das Juventudes, outra ação prevista para este mês é a realização do ‘Agora é Avera’, com a 7ª edição do Festival Internacional de Grafite. O evento será realizado do dia 30 a 1º de setembro, no bairro Santa Maria, em Aracaju, com o objetivo de reconhecer e fortalecer a expressão artística como movimento cultural.