Representando o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, o secretário Especial de Governo, Cristiano Barreto, acompanhou nesta quarta-feira, 15, em Brasília, a posse do novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus. O novo membro da Corte foi indicado pela Câmara dos Deputados e assume a vaga aberta em razão da aposentadoria da ministra Ana Arraes, que deixou a Corte em julho do ano passado. Deputada federal por Pernambuco, Arraes estava no TCU desde 2011.
Para Cristiano, “o novo ministro traz consigo a força da representatividade popular, mesclando na Corte o tecnicismo dos membros oriundos da própria Corte com os representantes do povo". Em seu discurso, Jhonatan demonstrou equilíbrio e serenidade ao afirmar que, “além da apreciação das demandas à luz da legalidade, buscará entender as necessidades reais de todos os gestores”.
Participaram da solenidade diversas autoridades, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, representando o Executivo; o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. O evento contou também com as deputadas federais por Sergipe Katarina Feitoza e Yandra Moura.
O TCU auxilia o Congresso Nacional no controle externo das contas públicas. É um órgão colegiado e as decisões são tomadas pelo plenário ou por uma das duas câmaras. É formado por nove ministros. A lei determina que os nomes sejam indicados pelo presidente da República (três indicações, sendo duas entre ministros-substitutos e membros do Ministério Público junto ao TCU), pelo Senado Federal (três indicações diretas) e pela Câmara dos Deputados (três indicações diretas).
Zelo
O nome de Jhonatan de Jesus foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados em 2 de fevereiro. O parlamentar recebeu 239 votos e teve o nome avalizado pelo Senado Federal posteriormente. Em seu discurso de posse, ressaltou a disponibilidade para atender parlamentares e zelar pela correta utilização do dinheiro público. “Vou enfatizar um método pedagógico, parceiro. A porta do meu gabinete estará aberta para todos os parlamentares”, disse o ministro.
Formado em Medicina pela Universidade Católica de Brasília, Jhonatan de Jesus faz mestrado em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Deputado federal pelo estado de Roraima, foi eleito pela primeira vez em 2010. Durante sua trajetória parlamentar, atuou como presidente da Comissão de Minas e Energia e membro titular da Comissão de Seguridade e Família.