Notícias

Quinta-Feira, 30 de Março de 2023 às 15:15:00
Governo conclui oficinas setoriais de planejamento pautando infraestrutura e sustentabilidade
Quinta reunião abre espaço para etapa de validação do portfólio de projetos e posterior elaboração de metas, programadas para abril e maio

Foi realizada nesta quinta-feira, 30, a quinta oficina setorial integrante do processo de construção do planejamento estratégico do Governo de Sergipe. Trazendo como tema o eixo 3, que trata sobre Infraestrutura e Sustentabilidade, esta é a última das reuniões agendadas para o mês de março. Os encontros têm como objetivo a elaboração do portfólio de projetos da gestão, que serão validados na próxima etapa da programação.

A Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), por meio da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan) e da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) estão à frente das reuniões. A ideia é traçar as iniciativas do Governo de Sergipe pelos próximos quatro anos, assim como alinhar os caminhos e metodologia para que as ações sejam devidamente executadas.

De acordo com a superintendente da Superplan, Manoella Feitosa Mendes, a oficina desta quinta-feira fecha a primeira parte de um ciclo bastante frutífero. “Estamos discutindo hoje projetos relacionados à infraestrutura viária, equipamentos públicos, transportes, saneamento básico e meio ambiente, incluindo ações de combate às mudanças climáticas. São ações e projetos transversais, que só tem a beneficiar a população. Esses temas serão aprofundados para que a gente possa seguir com a validação e construção de metas”, explica.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, esteve presente na oficina e ressaltou a importância de articular ações voltadas à infraestrutura do estado. “O Governo de Sergipe vem conduzindo várias ações de infraestrutura. Temos estradas e rodovias como a BR-101, a BR-235, a SE-100 e muitas outras que ligam Sergipe de norte a sul e com outros estados. O turismo tem tudo a ver com isso. Para que o turismo funcione bem, é preciso uma estrutura bem organizada de mobilidade, por exemplo. E com o turismo funcionando bem, a gente tem emprego e renda imediatos”, sintetiza.

Também compareceu ao encontro o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas. Em sua visão, as reuniões setoriais proporcionam uma visão integrada do funcionamento do Governo. “O planejamento estratégico é muito importante, principalmente quando seleciona projetos prioritários e segue eixos norteadores. Esses projetos são geridos com indicadores, que proporcionam que todos possam avaliar a condição do estado de executar o que foi planejado. As oficinas dão essa oportunidade de ampliar a discussão, de detalhar projetos e de alimentar o futuro”, afirma.

Próximas etapas

Segundo Manoella Mendes, a construção do planejamento estratégico terá continuidade no dia 5 de abril, quando está programada a validação do portfólio de projetos. “Será um momento conduzido pelo governador Fábio Mitidieri e que contará com a presença de todos os secretários de Estado, além de dirigentes de órgãos da administração indireta. O objetivo é validar o portfólio construído ao longo de março. Depois, durante abril e início de maio, seguimos para a etapa de construção das metas. A equipe da Superplan vai se desdobrar junto às equipes de cada secretaria para definir metas para cada um dos projetos”, descreve.

Durante o mês de março, diversos temas foram tratados nas oficinas setoriais. A primeira, que ocorreu no dia 9, debateu o Eixo 4 - Gestão, Governança e  Inovação. A segunda, realizada no dia 15, pautou o Eixo 1 - Trabalho e Desenvolvimento Econômico. No dia 21, a terceira reunião teve como foco a primeira metade do Eixo 2 - Desenvolvimento Humano e Social. Já a quarta reunião, que ocorreu no dia 23, deu continuidade ao Eixo 2, abordando temas como Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Inclusão e Direitos Humanos, Cidadania das Mulheres e Acesso à Moradia Digna.