Com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços públicos, o governador Belivaldo Chagas inaugurou nesta sexta-feira (23), o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) do município de Estância, no Centro Sul sergipano. É a 8ª unidade da instituição em Sergipe, que vai atender os cidadãos com uma gama de serviços públicos num só espaço.
“Fico extremante feliz e satisfeito em trazer mais um benefício para a população. Em um prédio grande, bem localizado, para facilitar a vida do cidadão que, muitas das vezes, tem que sair de Estância para Aracaju, com objetivo de adquirir o seu documento ou outros serviços. Portanto, é mais uma ação que estamos trazendo aos moradores, além de outras já empreendidas em Estância e região”, disse o governador Belivaldo Chagas.
O investimento foi de R$98 mil e a unidade irá abrigar os serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), Secretaria de Estado da Administração (Sead), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) e Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Este será o primeiro Ceac do interior a oferecer serviços realizados pela Prefeitura Municipal de Estância, como a Casa do Empreendedor e a Junta Militar.
“Pessoas de outros municípios virão para cá para serem atendidas e isso vai gerar renda para nossa região. Então só posso agradecer a essa parceria com o governador que tem tido um olhar muito especial por Estância, trazendo tantos investimentos”, destacou o prefeito Gilson Andrade.
Atualmente, também existem mais sete unidades implantadas, sendo quatro situadas em Aracaju (Shopping Riomar, Shopping Parque, Rua do Turista e Rodoviária Nova) e as outras unidades situadas nos municípios de Itabaiana, Lagarto e Simão Dias.
De acordo com o secretário de Estado da Administração, Dernival Neto, a ação faz parte de um esforço do Estado para interiorizar os serviços e proporcionar mais comodidade e acesso à população.
“Atualmente, nós contamos com quatro Ceac’s em Aracaju, um em Lagarto, outro em Itabaiana, Simão Dias e, agora, o Ceac de Estância. Então ele veio para reforçar esse atendimento, principalmente na interiorização do Ceac’s. Afinal, o nosso objetivo é diminuir as distâncias, para que as pessoas não tenham que fazer grandes deslocamentos para acessar uma central de serviços. Portanto, é uma grande prestação serviços que o Estado oferece para a população”, disse o secretário, ressaltando o quantitativo de atendimentos. “Nós estamos na expectativa de fechar o ano com mais de 1 milhão de atendimentos, o que equivale a quase metade da população do estado. Então, é um volume considerável, é um grande serviço que o Estado presta para população e nós temos que cada vez mais fazer isso, incentivar novas inaugurações, diminuir distâncias, reestruturando sempre com equipamentos novos. Agora, por exemplo, compramos 217 computadores na Sead e vários vão equipar o Ceac. Então, nós estamos sempre modernizando”, ressaltou.
Em novembro deste ano, as unidades somaram 81.136 atendimentos aos cidadãos sergipanos, sendo 65.397 realizados nas quatro unidades da capital e 15.739 realizados nos três Ceacs do interior. Juntas, as unidades realizaram, de janeiro a 30 de novembro deste ano, 928.652 atendimentos, com média mensal de 84,42 mil serviços produzidos.
Serviços
Como ponto de atendimento à população, o Ceac contribui para a ampliação do acesso aos serviços públicos no interior do Estado, levando cidadania e desenvolvimento ao povo sergipano.
No local, é possível realizar serviços diversos, como a emissão de documentos, transferência de titularidade de contas, consulta e pagamento de débitos, além de contar com atendimento ao Direito do Consumidor.
“A gente vai agregar vários serviços e isso vai facilitar com que o cidadão consiga as informações do que ele precisa para o dia a dia. Ficou também um local muito bem localizado na cidade e vai melhorar para o cidadão que precisar se deslocar para vários lugares a fim de ter os mesmos serviços. Na parte de emissão de carteiras de identidade, geralmente a gente atende por dia em média 150 pessoas por dia. Agora, com esses serviços todos juntos, a tendência é que esse atendimento aumente”, revelou o coordenador do Posto Identificação de Estância, Ibson Luiz Santos Silva.