Nos primeiros 100 dias de gestão, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou ações com o objetivo de melhorar os processos internos, aumentar a eficiência e a transparência das atividades e atender às demandas da população.
Alinhado a um dos compromissos do Governo do Estado que é desenvolvimento socioeconômico de Sergipe, uma das principais ações foi o incentivo às pesquisas aplicadas voltadas às demandas da sociedade e do mercado sergipanos. Através da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e da Sedetec, o governo do estado aprovou o lançamento do edital Nº 01/2023, que contempla o Programa de Atração e Desenvolvimento de Recursos Humanos em Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica em Instituições Estaduais (bolsas DRT).
Com o edital será possível captar profissionais qualificados e com experiência profissional em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), para a execução de projetos no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), em duas linhas de pesquisas:
A primeira estuda os “Recursos Minerais”, que avalia e identifica potenciais áreas de produção de agro minerais no Estado de Sergipe, por meio de amostragem e análises laboratoriais. O objetivo é identificar outros tipos de adubo para ser usado na agricultura de todo o país e auxiliar na redução da dependência do uso de adubos químicos, em grande parte importados.
Já a outra linha de pesquisa é destinada ao “Meio Ambiente”, que fará o rastreamento de agrotóxicos no celeiro produtivo sergipano, monitoramento dos resíduos em alimentos e água, utilizada agricultura sergipana do estado, fazendo uso de equipamentos de alta tecnologia que já se encontram no instituto em processo avançado de implantação das metodologias, para que as análises sejam colocadas à disposição da sociedade.
Com o resultado, e se o mesmo for satisfatório, espera-se que sejam elaborados programas de implementação de soluções para otimizar o trabalho do órgão e atender as demandas relacionadas ao meio ambiente, à saúde dos trabalhadores rurais e da população.
Outra ação importante é a implantação do projeto de Fiscalização 4.0 em Cronotacógrafo, para veículos de cargas (4.536 kg) e de passageiros com mais de 10 lugares. Com a implantação deste sistema, que está em fase de finalização, Sergipe será o segundo estado do Brasil a realizar este tipo de monitoramento, que será feito de forma remota. Com a implantação do sistema será possível atingir o maior número de coleta de dados, por meio de equipamentos disponibilizados nas rodovias estaduais. O objetivo é reduzir o número de acidentes, gerando segurança nas estradas.
O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, explica que o instituto avança paralelamente com as tecnologias emergentes, demonstrando, assim, comprometimento do governo do estado com a população. “O governo está empenhando esforços para cumprir o que foi prometido à população e, através do ITPS-Inmetro, órgão fiscalizador em Sergipe, daremos todo o suporte tecnológico e científico para que o objetivo seja alcançado”, garante Andrade ao destacar que a sala destinada para o Cronotacógrafo foi finalizada no início de 2023, aguardando, apenas, a liberação do Inmetro.
Entre as ações, foram tomadas medidas para aumentar a transparência das atividades do órgão, como o levantamento dos números das análises e das fiscalizações feitas pelo ITPS. Nos 100 primeiros dias de gestão, os laboratórios realizaram mais de 23.800 análises, que incluem solo, água e análise foliar, entre outros. O serviço garante aos agricultores um bom plantio e uma boa colheita. Este número demonstra que a promessa do governador do estado, em atuar diretamente no desenvolvimento econômico, através do agronegócio, está sendo posta em prática.
Para garantir a segurança e a excelência na oferta dos serviços de metrologia, o ITPS através das intensificações das ações de fiscalização e verificação, realizou nestes 100 primeiros dias de gestão, mais de 8.725 fiscalizações em serviços e produtos.
Apesar das ações positivas, ainda há espaço para melhorias. Para isso, o órgão continua investindo na capacitação dos servidores, melhorias na infraestrutura do órgão, aquisição de equipamentos ultramodernos, incentivando as pesquisas, fiscalizando e verificando bens de consumo. Desta forma, o ITPS aumenta sua eficiência nos processos e garante qualidade nos serviços. Além disso, a gestão mantém um diálogo aberto com a população, através dos canais de comunicação, para identificar novas demandas e aperfeiçoar os serviços oferecidos.
“Nos primeiros 100 dias de gestão e mantendo-se alinhado à política de desenvolvimento do governo, o ITPS realizou ações importantes para melhorar os processos internos, aumentar a eficiência e a transparência das atividades e atender às demandas da população e da gestão Fábio Mitidieri. O ITPS, através de um processo de auto avaliação e interação com a sociedade, busca melhorias para aprimorar ainda mais o trabalho realizado pelo instituto nos próximos anos de governo”, promete Kaká Andrade.