Mais uma edição do Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’ será realizada na próxima quinta-feira, 6. Desta vez, o município de Frei Paulo, no agreste sergipano, é o destino das ações públicas do Governo do Estado. A cidade é a sétima a receber o programa, que já atendeu mais de 23 mil sergipanos e sergipanas, nos seis primeiros meses da atual gestão.
Pelo menos uma vez por mês, o programa leva mais de 100 serviços e ações governamentais para um município diferente, todos executados simultaneamente por 20 secretarias, órgãos, fundações e autarquias diferentes. Na quinta-feira, em Frei Paulo, os serviços estarão dispostos na Praça da Juventude. Até o momento, 23.270 pessoas já passaram pelas seis edições anteriores do ‘Sergipe é aqui’, que aconteceram em Boquim, Estância, Porto da Folha, Propriá, Carmópolis e Nossa Senhora das Dores.
Além dos serviços que sempre têm sido ofertados, para esta 7ª edição do programa do Governo do Estado levará mais um serviço, que é a avaliação bucal para detecção precoce do câncer de cavidade oral. Executado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), será realizada triagem, avaliação e diagnóstico, instrução de higiene bucal e entrega de kits odontológicos.
Toldo Sedetec
Entre os serviços prestados, um dos mais procurados no ‘Sergipe é aqui’ está no toldo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que, por intermédio de suas vinculadas, tem levado para a população diversos serviços diferentes, como a capacitação de novos usuários de gás natural, emissão de certidões da Junta Comercial, distribuição de mudas frutíferas e nativas e análise de solos, por meio do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Este último serviço foi bastante procurado em Nossa Senhora das Dores.
Com a ajuda dos técnicos do instituto, o agricultor Lailsson Alves Santana descobriu a quantidade adequada de adubo e nutrientes para a sua cultura de milho. “Enquanto eu era estudante, aproveitei uma pequena área para plantar. Porém, a cultura não vingou. Eu já planto milho no meu terreno e vi que este aqui estava disponível. Decidi limpar, organizar e plantar, mas não teve o resultado que esperava. Por isso procurei os técnicos do ITPS”.
De acordo com o químico de Laboratório de Solos do ITPS, Guilherme Santana de Souza, casos como o de Lailsson têm a necessidade de análise do solo para a plena produção agrícola. “Recebemos amostras de solo, fazemos análises química e física e fornecemos para o agricultor o laudo. Damos uma recomendação específica para a cultura de interesse e isso evita perdas”, explicou.
Confira todos os serviços das vinculadas da Sedetec:
Sergás: Explicação sobre p Kit GNV 5ª geração - tirar dúvidas dos usuários, captação de novos usuários GN, mapeamento do mercado GN.
Jucese: Informações sobre abertura, alteração e baixa de empresas, informações sobre andamento de processo na Junta Comercial, verificar a situação da empresa perante a Junta Comercial, emissão de 50 certidões online (simplificada, especifica e inteiro teor), Ouvidoria da Jucese
Sergipetec: Distribuição de 200 mudas de arvores frutíferas e nativas, conscientização sobre o APP e Reserva Legal, conscientização sobre o APP e reserva legal, preservação e recuperação de matas ciliares, Bancos de sementes de espécies nativas, preservação e conservação dos solos e recuperação de áreas degradadas, arborização - o que fazer, bioinsumos - o que e quando usar?
ITPS - Oferta gratuita de 30 análises de solos para agricultores familiares do município, oferta gratuita de verificações de medidores de pressão arterial.
Codise - Prospecção de novos negócios, divulgação de PSDI com possibilidade de incentivo fiscal, oferta de área no estado e cadastramento prévio do empreendedor.
Fapitec - Atendimento ao cliente-informar sobre novos editais vigentes.
Sergipe é aqui
O Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’ é um projeto do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e executado pela administração direta e indireta estadual. A meta é levar a ação aos 75 municípios sergipanos.
No último dia 16 de junho, a sexta edição do programa aconteceu em Nossa Senhora das Dores. A média de atendimento é de quase 3.900 pessoas por edição.
O ‘Sergipe é aqui’ já foi realizado em Boquim (sul sergipano), Propriá (baixo São Francisco), Porto da Folha (alto sertão), Estância (sul sergipano), Carmópolis (leste sergipano) e Nossa Senhora das Dores (médio sertão).
Dentre as edições, Porto da Folha foi até o momento o município com maior participação dos sergipanos, com 5.336 atendimentos. Ente os serviços mais procurados estão a emissão de carteira de identidade e atendimentos médicos.