Notícias

Quinta-Feira, 24 de Outubro de 2024 às 09:15:00
Hospital da Criança realiza mais uma edição do ‘Cinekids’ 
Estratégia de humanização traz acolhimento aos pacientes internados na unidade de saúde

O ‘Cinekids’ é uma ação mensal do Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e dentro da programação do mês das crianças, aconteceu mais uma edição da ação voltada para pacientes internados. A programação, desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital, agrada os pequenos pacientes e seus acompanhantes. 

Dessa vez, a equipe escolheu o filme ‘Toy Story’. De acordo com a superintendente da unidade de saúde, Catharina Costa, essa é uma estratégia de humanização que traz acolhimento aos pacientes. “As crianças sentem muita falta da rotina e do dia a dia lá fora. Então, pensamos numa maneira de lembrar desses momentos em casa e com um lanchinho especial”, destacou.  

Uma das responsáveis pelo NEP, Lanay Chagas Silva, ressaltou que esse é um momento de descontração e ludicidade necessária, pois as crianças que ficam mais tempo no hospital sentem falta da sua rotina habitual. “A gente faz uma parceria com a equipe de Nutrição do hospital e o lanche do dia tem um toque especial e faz menção ao filme escolhido. As crianças amam”, afirmou.   

A estratégia é fazer com que as crianças lembrem de momentos vividos em casa. “Aqui, as crianças precisam conviver com a equipe de jaleco, máscara, cuidados restritos. Então a alimentação diferenciada e temática é uma maneira de trazer carinho e atenção para essas crianças em forma de comida”, disse a nutricionista do Hospital da Criança, Viviana Ferreira.  

A ideia da ação foi muito bem aceita por Cristina Souza, mãe de uma das pacientes internadas. “Eu achei um momento muito produtivo para minha filha. Aqui no hospital recebemos uma atenção especial, com atrativos para distrair as crianças durante o tratamento médico”, opinou.  

A tia de uma paciente, Yasmin Franciele, também aprovou a sessão de cinema. “Acaba sendo um diferencial tanto para os pais, quanto para as crianças. A criança vai quebrar aquele clima de eu estou no hospital e eu estou com medo. Vai lembrar de casa e isso é muito importante”, disse agradecendo o cuidado com a sobrinha.