Notícias

Quarta-Feira, 01 de Março de 2023 às 18:15:00
Governo do Estado planeja caminhos para fomento da economia inclusiva em Sergipe
A ação é intermediada pela Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo em parceria com o Sebrae

Um projeto de fomento à economia inclusiva está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). O objetivo é produzir uma análise do cenário sergipano e das necessidades das economias locais a fim de desenvolver políticas públicas de inclusão, voltadas às necessidades dos microempreendedores. Nesta quarta-feira, 1º, a diretora de Economia Solidária da Seteem, Elayne Araújo, esteve reunida com a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios e Políticas Públicas (Uanp) do Sebrae, Marianita Souza, para estreitar parcerias em prol da empregabilidade e desenvolvimento de Sergipe. 

Essa abertura de diálogo e trabalho conjunto entre Seteem e Sebrae são essenciais na visão da diretora Elayne. “Sabemos da importância desse renomado órgão na capacitação direcionada aos empreendedores. A parceria nos permitirá fomentar, ainda mais, a geração de renda com a autogestão e, assim, incrementar a economia do nosso Estado”, diz.

O empreendedorismo é uma das principais pautas da Seteem. A pasta tem direcionado ações estratégicas que buscam a criação de mais oportunidades e visibilidade ao setor. Entre elas, a formação de parcerias, diálogo e estreitamento das relações com agentes de desenvolvimentos municipais, assim como já possui o Sebrae através dos municípios. 

Para a gerente da UanP, Marianita, a parceria agrega a missão do Sebrae no fortalecimento dos pequenos negócios do estado de Sergipe, além de ser uma oportunidade de desenvolver ações de forma mais exponencial, para além do trabalho local. “O Sebrae fica muito satisfeito com essa procura e integração das parcerias, principalmente, com o Governo do Estado. Quando se fala do Estado, vem toda uma potência de possibilidades, de agregar serviços, vontades e, realmente, fortalecer a economia”, diz.

Também estiveram na reunião, o coordenador da diretoria de Economia Solidária, Jonathas Oliveiras, e a analista técnica da Uanp, Katiane Teles. 

Expectativas 

As ações e outras possibilidades advindas dessa parceria estão sendo analisadas. Microempreendedores individuais, empresas de pequeno porte e microempresas são alguns dos grupos que poderão ser beneficiados com as ações resultantes da parceria. “A expectativa é de que vão surgir muitos frutos e de que os pequenos negócios de Sergipe contarão com uma nova história no estado”, ressalta a gerente da Uanp.