Notícias

Sexta-Feira, 04 de Agosto de 2023 às 20:00:00
Expo Favela promove incentivo e visibilidade ao empreendedorismo do estado
Com apoio da Secretaria do Trabalho, artesãos e comerciantes aproveitam para comercializar seus produtos e compartilhar experiências

Incentivo e visibilidade ao empreendedorismo sergipano são fomentados com a realização da primeira edição da Expo Favela no estado. O evento teve início nesta sexta-feira, 4, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, na capital Aracaju, e se estende até este sábado, 5. Além de palestras, exposições e apresentações culturais oriundas de trabalhos produzidos por empreendedores das favelas e comunidades do estado, haverá espaços dedicados à comercialização de produtos de artesãos e empreendimentos econômicos solidários.

Com papel estratégico também direcionado às iniciativas empreendedoras sergipanas, o Governo de Sergipe, intermediado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), atua como parceiro e incentivador da edição. Junto às organizadoras Central Única de Favelas de Sergipe (Cufa) e Favela Holding, foram realizadas orientações para inscrição de empreendedores no âmbito do artesanato e da economia solidária.

Dos inscritos, 18 artesãos, três comerciantes de alimentos e uma startup de design gráfico foram selecionados para representar as categorias no evento e subdivididos entre os espaços do camelódromo e do empreendedorismo. Entre os municípios representados, estão Aracaju, Graccho Cardoso, Poço Verde, Frei Paulo, Laranjeiras, Estância, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Simão Dias, Nossa Senhora do Socorro e Propriá.

Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, o governo tem desenvolvido ações de fomento e apoio ao empreendedorismo local, a exemplo de cursos de capacitação, consultorias, facilitação de acesso ao crédito e, especialmente, na abertura de espaços de comercialização. Com a realização da Expo Favela, ele destaca a importância do contato de empresários e investidores para o impulsionamento dos novos negócios, solução de problemas e oportunidade de desenvolvimento.

“Este é um grande evento e mais uma oportunidade do talento sergipano ser exposto e comercializado. Nós sabemos da economia pujante e do empreendedorismo latente que existe nas favelas e comunidades e, hoje, isso está concentrado aqui na Expo Favela, em um espaço de discussão e de inovação que oportuniza para esses empreendedores o conhecimento de novos mecanismos de desenvolvimento das suas atividades econômicas”, ressalta o secretário.

Artesanato e economia solidária

O evento conta com a comercialização de, aproximadamente, 13 tipologias de artesanato. Nas áreas do camelódromo e do empreendedorismo, é possível visualizar produções em resina, cerâmica, bordados, tecelagem, pathwork, ponto cruz, rendendê, pintura, crochê, renda irlandesa, palha, costura criativa e pano. Quanto aos empreendimentos econômicos solidários, o público pode contar com uma diversidade de licores, biscoitos, doces e alimentos oriundos da mangaba.

A artesã Rídaci Evagelista, do município de São Cristóvão, é uma das expositoras que participa do evento, e encontrou no artesanato e na customização de tecidos a sua veia empreendedora. “Transformei a perda em arte, a dor em alegria e esperança”, conta.

Trabalhos em tecidos, bordados, pinturas e couro são algumas das suas potencialidades, além do aproveitamento e recuperação de resíduos que seriam descartados. Para ela, a Expo Favela é uma oportunidade de trocar experiências e conhecer diferentes realidades. “Aqui é uma vitrine, é um intercâmbio fundamental para o artista e para o empreendedor. É uma oportunidade ímpar”, diz.

Além da comercialização de trabalhos, a divulgação também é apontada pelos expositores como uma importante característica da ação, que oportuniza mais visibilidade. “Muita gente não sabe, mas isso aqui é uma oportunidade nacional, né?”, ressalta a artesã Claudjane Pereira, do município de Aracaju.

Quem também participou do evento foi a expositora de licores Cristiane Novais. “É uma oportunidade única. Cada dia que a gente participa dessas feiras, desses eventos de empreendedorismo, é uma oportunidade maior de divulgar o nosso licor e expandir mais o nosso trabalho”, disse.

Expo Favela Innovation 2023

Considerada a maior feira de empreendedorismo do país, há edições da Expo Favela em diversos estados brasileiros. O objetivo é oportunizar o crescimento e a dinamização dos negócios locais produzidos por empreendedores locais, além de promover trocas de experiências,  maior visibilidade e geração de renda. Em Sergipe, a ação é realizada pela Cufa e pela Favela Holding.