Notícias
Notícias
Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2024 às 16:00:00
Encontro pedagógico da Seduc discute boas práticas educacionais
Diretores, professores, técnicos e coordenadores pedagógicos se reuniram para discutir o impacto do acompanhamento no risco escolar

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), realizou na manhã desta quarta-feira, 21, o 'Encontro Pedagógico – 4º Ciclo'. O evento reuniu diretores, professores, técnicos e coordenadores pedagógicos para apresentar boas práticas educacionais implementadas ao longo do ano letivo e refletir sobre o impacto do acompanhamento no risco escolar.

Entre os exemplos apresentados, duas práticas se destacaram: o 'Projeto Avançar', que visa a compartilhar ações de acompanhamento pedagógico e seus impactos na evolução da aprendizagem dos estudantes, e o 'Guia de Acompanhamento Pedagógico', que fornece diretrizes para identificar dificuldades de aprendizagem, implementar intervenções pedagógicas eficazes e registrar o progresso individual dos alunos ao longo do ano.

Os professores e coordenadores presentes elogiaram a iniciativa de compartilhar boas práticas, destacando a importância para o avanço da educação no estado. A coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico da Seduc, Gleyze Diana, ressaltou que as escolas estão demonstrando como essas ações têm impactado positivamente o risco escolar e contribuído para a melhoria da aprendizagem.

“Estamos observando avanços no indicador de risco escolar devido a esse trabalho, que inclui formações para professores, escuta ativa dos alunos e estratégias personalizadas para enfrentar dificuldades de aprendizagem. A Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) também apoia com visitas regulares para otimizar essas ações nas escolas”, destacou Gleyze Diana.

A coordenadora de ensino pedagógico da rede estadual, Débora Oliveira, afirmou que o 'Projeto Avançar' permite um acompanhamento mais próximo e eficaz dos estudantes. “Com esse acompanhamento regular, conseguimos alinhar melhor os processos pedagógicos. Isso nos permite ajustar a agenda do coordenador, colaborar com os professores, praticar a escuta ativa dos alunos e otimizar o formato do conselho de classe. Dessa forma, temos uma visão mais clara e efetiva do desempenho dos alunos e dos riscos que eles possam enfrentar a cada bimestre”, ressaltou.

Glauber Evangelista Cruz, diretor do Serviço de Planejamento e Ensino (Seplen) da Diretoria Regional de Educação 7, comentou que o 'Projeto Avançar' oferece ferramentas valiosas para o acompanhamento dentro das escolas. “Trabalhamos diretamente com os professores para aumentar seu engajamento no projeto e fortalecer os vínculos com os coordenadores. Além disso, realizamos reuniões mensais com as quatro escolas envolvidas, permitindo que os professores troquem experiências, esclareçam dúvidas e compartilhem preocupações. Esse apoio mútuo é fundamental para o progresso do projeto em nossa regional”, afirmou.

Ana Cristina Dantas, diretora do Serviço de Planejamento e Ensino (Seplen) da Diretoria de Educação de Aracaju, destacou a importância da reunião para fortalecer o acompanhamento técnico-pedagógico e apresentar o 'Guia de Acompanhamento Pedagógico'. “Esse guia e seus instrumentais são essenciais para aprimorar o trabalho dos coordenadores e monitorar os indicadores de forma mais eficaz. Além de conhecer os indicadores, é crucial ter mecanismos de intervenção nos processos educacionais”, disse.

Gislaine Carvalho, coordenadora do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, localizado em Aracaju, destacou a importância da agenda do coordenador para o desenvolvimento escolar. “A agenda permite sistematizar as ações do coordenador, possibilitando um foco maior em suas funções dentro da escola. O combate ao risco escolar está diretamente ligado à frequência e ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, que foram prejudicados pela pandemia. Hoje, nossa intenção é compartilhar com os colegas a importância de uma abordagem unificada para avançar no desenvolvimento da aprendizagem, ressaltando o papel crucial do coordenador em cada escola”, finalizou.

Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias, valorizar boas práticas e discutir os desafios e oportunidades de aplicar essas práticas em suas próprias escolas.

Compartilhe            
Notícia
/ Notícias / educacao-cultura

Encontro pedagógico da Seduc discute boas práticas educacionais
Diretores, professores, técnicos e coordenadores pedagógicos se reuniram para discutir o impacto do acompanhamento no risco escolar
Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2024 às 16:00:00

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), realizou na manhã desta quarta-feira, 21, o 'Encontro Pedagógico – 4º Ciclo'. O evento reuniu diretores, professores, técnicos e coordenadores pedagógicos para apresentar boas práticas educacionais implementadas ao longo do ano letivo e refletir sobre o impacto do acompanhamento no risco escolar.

Entre os exemplos apresentados, duas práticas se destacaram: o 'Projeto Avançar', que visa a compartilhar ações de acompanhamento pedagógico e seus impactos na evolução da aprendizagem dos estudantes, e o 'Guia de Acompanhamento Pedagógico', que fornece diretrizes para identificar dificuldades de aprendizagem, implementar intervenções pedagógicas eficazes e registrar o progresso individual dos alunos ao longo do ano.

Os professores e coordenadores presentes elogiaram a iniciativa de compartilhar boas práticas, destacando a importância para o avanço da educação no estado. A coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico da Seduc, Gleyze Diana, ressaltou que as escolas estão demonstrando como essas ações têm impactado positivamente o risco escolar e contribuído para a melhoria da aprendizagem.

“Estamos observando avanços no indicador de risco escolar devido a esse trabalho, que inclui formações para professores, escuta ativa dos alunos e estratégias personalizadas para enfrentar dificuldades de aprendizagem. A Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) também apoia com visitas regulares para otimizar essas ações nas escolas”, destacou Gleyze Diana.

A coordenadora de ensino pedagógico da rede estadual, Débora Oliveira, afirmou que o 'Projeto Avançar' permite um acompanhamento mais próximo e eficaz dos estudantes. “Com esse acompanhamento regular, conseguimos alinhar melhor os processos pedagógicos. Isso nos permite ajustar a agenda do coordenador, colaborar com os professores, praticar a escuta ativa dos alunos e otimizar o formato do conselho de classe. Dessa forma, temos uma visão mais clara e efetiva do desempenho dos alunos e dos riscos que eles possam enfrentar a cada bimestre”, ressaltou.

Glauber Evangelista Cruz, diretor do Serviço de Planejamento e Ensino (Seplen) da Diretoria Regional de Educação 7, comentou que o 'Projeto Avançar' oferece ferramentas valiosas para o acompanhamento dentro das escolas. “Trabalhamos diretamente com os professores para aumentar seu engajamento no projeto e fortalecer os vínculos com os coordenadores. Além disso, realizamos reuniões mensais com as quatro escolas envolvidas, permitindo que os professores troquem experiências, esclareçam dúvidas e compartilhem preocupações. Esse apoio mútuo é fundamental para o progresso do projeto em nossa regional”, afirmou.

Ana Cristina Dantas, diretora do Serviço de Planejamento e Ensino (Seplen) da Diretoria de Educação de Aracaju, destacou a importância da reunião para fortalecer o acompanhamento técnico-pedagógico e apresentar o 'Guia de Acompanhamento Pedagógico'. “Esse guia e seus instrumentais são essenciais para aprimorar o trabalho dos coordenadores e monitorar os indicadores de forma mais eficaz. Além de conhecer os indicadores, é crucial ter mecanismos de intervenção nos processos educacionais”, disse.

Gislaine Carvalho, coordenadora do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, localizado em Aracaju, destacou a importância da agenda do coordenador para o desenvolvimento escolar. “A agenda permite sistematizar as ações do coordenador, possibilitando um foco maior em suas funções dentro da escola. O combate ao risco escolar está diretamente ligado à frequência e ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, que foram prejudicados pela pandemia. Hoje, nossa intenção é compartilhar com os colegas a importância de uma abordagem unificada para avançar no desenvolvimento da aprendizagem, ressaltando o papel crucial do coordenador em cada escola”, finalizou.

Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias, valorizar boas práticas e discutir os desafios e oportunidades de aplicar essas práticas em suas próprias escolas.