O Dia do Agente de Viagens é comemorado nesta terça-feira, 22 de abril. A data celebra a atuação deste profissional que é responsável pelo planejamento e pela realização de viagens e passeios seguros e personalizados. Além disso, os agentes de viagens contribuem para o fortalecimento do turismo e para o desenvolvimento sustentável do setor ao desempenharem papel fundamental na promoção e valorização dos atrativos de cada destino, a exemplo de riquezas naturais, culturais e históricas.
Nos últimos dois anos, graças à política pública implementada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que muito tem investido na promoção do destino Sergipe em nível nacional em feiras e eventos nos principais mercados emissivos de turistas do Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que visitam o estado. Diante disso, a atuação do agente de viagens tem sido essencial no fortalecimento da cadeia turística local, contribuindo para a consolidação de Sergipe como um destino atrativo no cenário turístico nacional.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, considera que a expertise e o comprometimento dos agentes de viagens contribuem para que o destino Sergipe ganhe ainda mais visibilidade. Segundo ele, isso pode ser atestado diante do número cada vez maior de turistas na capital, Aracaju, porta de entrada de Sergipe, que recebe pessoas de várias partes do Brasil e também do exterior. “O Dia do Agente de Viagens é uma data que homenageia os profissionais que impulsionam o turismo na prática. Eles também são protagonistas no fortalecimento da atividade turística e impulsionam a economia local”, explica.
Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE), Ravison Souza, celebrar o dia da categoria é valorizar quem trabalha para que cada viagem seja com economia, tranquilidade e inesquecível. “Sem dúvida, o agente de viagens é peça-chave para fomentar o turismo local. Afinal, ele é o responsável por planejar roteiros personalizados, orientar turistas sobre os melhores destinos e garantir uma experiência segura. É com orgulho que, na condição de presidente da Abav/SE, represento essa categoria que resiste às transformações do setor, se reinventa constantemente e é referência em confiança e qualidade”, destaca.
Com 35 anos de atuação, Cacilda Aragão é proprietária de uma agência de viagens que leva o nome dela. A empresária ressalta o papel do agente de viagens, enfatizando se tratar de uma profissão que vai além de vender passagens ou montar pacotes. Para ela, são profissionais que ouvem com atenção, atendem expectativas e criam experiências de acordo com o desejo de cada cliente. “Celebrar o Dia do Agente de Viagens é a base do turismo organizado. Esses profissionais são técnicos responsáveis por realizar os sonhos de viagens dos turistas ao personalizarem roteiros com dedicação, responsabilidade e conhecimento sobre o destino”, explica.