A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em conjunto com a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), recepcionou nesta segunda-feira,7, jovens que atuarão no Centro Administrativo da Saúde. No total, são 66 jovens, sendo que a primeira turma é composta por 33 participantes e o restante começará na segunda turma, no próximo dia 27. Durante o momento da integração, os selecionados, que têm entre 14 e 22 anos, receberam orientações sobre como irão atuar durante os 2 anos de contrato.
Esta é uma ação conjunta que conta com a parceria da SES, Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Ministério Público do Trabalho (MPT-SE) e Ministério Público de Sergipe (MPSE). Sobre o assunto, o diretor jurídico da SES, Cesário Venâncio, enfatizou que esse programa proporciona grandes aprendizados para o mercado de trabalho.“Acreditamos que essa interação é muito enriquecedora e valiosa, pois estes jovens são o futuro do nosso país e precisamos abrir portas cumprindo o nosso papel enquanto instituição pública. Nesse contexto, a SES tem plena consciência do seu papel como órgão público e parte integrante do Estado”, frisou.
Para a diretora-geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Adna Santana, a iniciativa representa um compromisso concreto com a inclusão social, formação cidadã e construção de um futuro mais promissor para os jovens selecionados.“Nesta primeira etapa, os aprendizes atuarão na sede administrativa da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Fundação Hospitalar de Saúde. Já na segunda fase do programa, poderão ser alocados em unidades que mantêm termo de cooperação técnica com a FHS, a exemplo do Ministério Público, Ministério do Trabalho e secretarias estaduais,” disse a gestora.
Adna reforçou ainda que a presença dos jovens nos espaços públicos simboliza o avanço na construção de uma gestão cada vez mais transparente, justa e comprometida com a transformação social. “A Fundação Hospitalar de Saúde se coloca à disposição para acompanhar de perto esse processo de crescimento e descoberta profissional, oferecendo apoio e estímulo contínuos ao desenvolvimento de cada um desses novos talentos,” concluiu.
Já o analista de Recursos Humanos (RH) da empresa Demá Jovem Renapsi, Vanderson Mota, foi o responsável por passar as diretrizes para os jovens aprendizes desde o início do processo seletivo até a finalização do contrato. “Quero agradecer pela confiança de estar presente nesse dia tão importante na vida de cada um de vocês. Este é um momento marcante e será levado para o resto da vida”, enfatizou.
Parceiros
Para o promotor do Ministério Público do Trabalho, Alexandre Alvarenga, esta é uma parceria importante e que rende bons frutos. “Que seja um espaço aberto para a aprendizagem, que é a porta de entrada do mercado de trabalho prevista em lei. Desejo a vocês um período frutífero e com uma vivência prática”, disse.
Sobre a temática que envolve trabalho para os jovens, a promotora de Justiça do Ministério Público de Sergipe na área da infância e adolescência, Maria Lilian Mendes Carvalho, reforçou que o órgão é uma garantia dos interesses sociais atuando como fiscal da lei e defensor do povo. Acima de tudo, estamos assegurando aqui uma garantia de direito fundamental, que está na nossa Constituição, que é a profissionalização do jovem e preparação dele para o mercado de trabalho”, completou.
Jovem Aprendiz
O aprendiz Augusto Henrique Jesus, 17, comenta que o programa é essencial para o ingresso no mercado de trabalho. “Este é um momento muito importante para nós, que precisamos ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez. Além de adquirir conhecimento, a gente aprende várias coisas, como lidar com o público, como funcionam as coisas realmente da vida”, expressou.
Quem também compartilha deste mesmo sentimento é Marina Silvestre, 17 anos, que está com grandes expectativas para começar a atuar no mercado de trabalho. “Desde os 14 anos venho tentando uma oportunidade e agora consegui. Acho importante as empresas darem oportunidade para quem está começando. É muito bom ser recepcionada e saber que estão acreditando no meu potencial”, comentou.