Até agosto deste ano, já foram registrados 316 óbitos por acidente de trânsito em Sergipe, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Imprudência e negligência estão entre as principais causas das intercorrências. Diante desse cenário, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta sexta-feira, 19, a blitz educativa ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’, em alusão à Semana Nacional do Trânsito.
A ação aconteceu no semáforo localizado em frente ao Centro Administrativo da SES, na Avenida Augusto Franco, bairro Ponto Novo, e teve o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de adotar condutas responsáveis no trânsito. Na ocasião, condutores e pedestres foram abordados, orientados e incentivados a seguirem as leis previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O motorista Marciliano de Melo parabenizou a iniciativa. “Ações como essas são muito importantes para conscientização da lei de trânsito e é preciso que as pessoas respeitem mais essa legislação”, pontuou.
Para o motociclista Wesley Carlos, respeitar as leis de trânsito é fundamental, pois evita a ocorrência de acidentes. “É necessário que as pessoas sigam as leis de trânsito porque garante mais segurança para todos, principalmente para nós motoqueiros e ciclistas”, destacou
Durante a atividade, os profissionais também distribuíram brindes e panfletos com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a pauta da segurança viária. “A blitz educativa faz parte de uma extensa agenda de ações integradas para potencializar o alcance da Semana Nacional de Trânsito em Sergipe, que tem como finalidade reduzir acidentes, salvar vidas e criar uma cultura de trânsito mais segura e responsável”, destacou a referência técnica do Núcleo de Vigilância de Violências e Acidentes (Nuviva), Maiana Félix.
Parceria
A blitz educativa foi uma iniciativa do Nuviva, que faz parte da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SES, e contou com a parceria da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, do Grupamento Especial Tático de Motos de Sergipe (Getam/SE), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), do Batalhão de Policiamento de Trânsito de Sergipe (BPTran/SE) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual de Sergipe (BPRv/SE) a fim de fortalecer a união entre as instituições que cuidam da segurança no trânsito.
O coordenador de educação para o trânsito do BPTran, sargento Thiago Damasceno, reforçou a importância de alertar os condutores, principalmente motociclistas, sobre as consequências de não seguirem as leis de trânsito. “No ano de 2025, o serviço de atendimento a sinistros de trânsito do BPTran já contabilizou mais de mil acidentes na região metropolitana e 35 óbitos, sendo 24 de condutores de motos. Esse número ultrapassa todos os casos de 2024 e esse ano ainda não terminou”, enfatizou.
De acordo com o Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), em 2024, foram contabilizadas 2.551 internações por acidente de trânsito no estado e, só em 2025, já são 1.335 internamentos. Os dados reafirmam a necessidade de ações como a blitz educativa, que promovam a conscientização popular acerca da segurança viária.