Dando continuidade ao Curso de Formação Inicial para Técnicos e Analistas Ambientais, promovido pelo Governo do Estado de Sergipe, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, em parceria com a Administração do Meio Ambiente (Adema), realizou, nesta sexta-feira, 17, uma importante apresentação sobre os papéis dos Ministérios Públicos Estadual e Federal no âmbito ambiental.
As palestras foram conduzidas pelos promotores de Justiça Dr. Sandro Luiz da Costa e Dra. Aldeleine Melhor Barbosa, que abordaram as funções do Ministério Público Estadual em questões ambientais. Durante suas exposições, os promotores detalharam as responsabilidades de fiscalização, a atuação em casos de crimes ambientais e a importância do suporte jurídico às políticas públicas de preservação ambiental.
Já o procurador da República Dr. Igor Miranda falou sobre as atribuições do Ministério Público Federal, com foco na fiscalização de grandes empreendimentos e na proteção de áreas de relevância nacional. Ele destacou a colaboração entre diversas instituições para garantir o cumprimento das legislações ambientais no país.
Para o promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa, o momento é histórico, pois, desde a criação da Adema, há mais de 40 anos, nunca havia sido realizado um concurso público específico para o órgão. "Nesse sentido, é muito importante essa iniciativa do Governo do Estado de Sergipe e muito louvável a preocupação com a capacitação e o treinamento desses novos concursados. Eles são impulsionados por essa ação, o que contribui, de forma inexorável e indubitável, para a melhoria da qualidade ambiental no nosso Estado", afirmou.
A promotora de Justiça Aldeleine Melhor Barbosa destacou a importância da capacitação e a parceria entre o Ministério Público e órgãos ambientais, como a Adema, durante o evento. Ela ressaltou a relevância do momento, com o primeiro concurso público realizado pela ADEMA em mais de 40 anos, e a posse dos 55 novos servidores. "A esperança que depositamos é de mudanças e oxigenação na estrutura da Adema, para que o órgão se fortaleça cada vez mais e contribua para a gestão ambiental em Sergipe", afirmou, celebrando a renovação e a importância desse passo para o futuro do meio ambiente no estado.
O procurador da República, Igor Miranda, ressaltou a importância do concurso público como um pilar fundamental da democracia e destacou o valor da realização do curso de formação para a primeira turma de concursados da Adema. "É com orgulho e prazer que o Ministério Público se faz presente, abordei sobre a relação interinstitucional entre o MPF e os órgãos ambientais no estado, com o objetivo de orientar esses novos servidores para que desempenhem suas funções com maestria e dedicação", afirmou. Ele também parabenizou a iniciativa do Governo do Estado pela organização do concurso, a nomeação dos aprovados e pela realização do curso de capacitação.
Os novos servidores ambientais, que recentemente foram empossados, destacaram a importância da capacitação para o início de suas funções. Maria Cristina Cortes, uma das participantes do curso, elogiou a qualidade dos conteúdos apresentados. "Os conteúdos oferecem uma base sólida para quem está ingressando. Apesar de já ter experiência no Estado, a área ambiental é nova para mim. Essa preparação nos orienta sobre os desafios que enfrentaremos como servidores públicos", afirmou.
Paulo Braga, outro servidor recém-empossado, também reconheceu a relevância do curso. "Acredito que sairemos mais capacitados e preparados para assumir a responsabilidade ambiental que temos pela frente na Adema. Nosso desafio será equilibrar o desenvolvimento de Sergipe com a preservação do meio ambiente", apontou.
Diego Rezende, que também integra o grupo de novos servidores, destacou a importância do nivelamento oferecido pelo curso. "É de grande valia, pois estamos tendo a oportunidade de conhecer diversos setores da administração, com foco na Adema, onde iremos atuar", disse.
José Rival, outro participante, reforçou a relevância da capacitação. "É extremamente relevante que, antes de iniciarmos nossas atividades, compreendamos como a estrutura funciona. As decisões que tomaremos precisarão ser devidamente embasadas nesse aprendizado", comentou.
Para o diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira, o curso de formação é considerado um passo fundamental para fortalecer as políticas ambientais no estado, preparando os novos servidores para enfrentar os desafios de promover o desenvolvimento sustentável em Sergipe, sempre com o devido respeito à preservação ambiental.