Notícias

Segunda-Feira, 05 de Julho de 2021 às 13:15:00
Emdagro discute formação continuada para mulheres trabalhadoras rurais
O objetivo foi de apoiar as iniciativas do grupo de mulheres trabalhadoras rurais da comunidade Baixa Grande, em Pirambu

Com objetivo de apoiar as iniciativas do grupo de mulheres trabalhadoras rurais da comunidade Baixa Grande, em Pirambu, a Emdagro realizou uma Roda de Conversa, em sua sede, envolvendo as equipes da unidade local de Japaratuba e os assessores estaduais das áreas de Organização e Desenvolvimento Social, Comercialização, Agricultura e Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Rural. Na ocasião, os técnicos resgataram a trajetória da assistência da Emdagro junto ao grupo composto por 18 participantes, que gerencia um conjunto de atividades que engloba uma casa de farinha comunitária, a unidade de processamento de polpas de frutas, a produção de derivados da mangaba, a produção de mudas frutíferas, a construção de viveiro de mudas e a comercialização da produção.

Na roda de conversa, os técnicos levantaram a demanda do grupo que sentia a necessidade de fortalecer as ações desenvolvidas em parceria com a empresa e estabelecer estratégias metodológicas para formação de uma base sustentável de desenvolvimento na comunidade, articulando os conhecimentos do grupo e da equipe técnica. “Como fruto dessa parceria, vêm sendo realizados diversas discussões para conhecimento dos potenciais existentes, dos desafios a serem superados, dos avanços alcançados e o levantamento de demandas, no sentido de dar maior sustentação prática aos projetos ou sonhos de vida das famílias componentes do grupo e da própria comunidade, especialmente nesse contexto pandêmico”, explicou a técnica da Emdagro, Josenildes Menezes. 

Ainda na roda de conversa, ficou evidenciada que uma das principais demandas das trabalhadoras rurais é a formação continuada em atividades relacionadas aos projetos desenvolvidos pelo grupo, como a produção de mudas frutíferas na questão da enxertia, a comercialização da produção e a gestão social dos seus empreendimentos. A partir disso, ficou encaminhada a realização futura de um curso sobre enxertia, levando em consideração situação de pandemia.

Para a técnica da Emdagro responsável pela área de Organização e Desenvolvimento Social, Abeaci do Santos, esse grupo de mulheres é um exemplo para todas as outras. “Elas vêm fazendo história em sua caminhada, mostrando sua importância como trabalhadoras rurais, com suas iniciativas que geram trabalho e renda não apenas complementar, mas essencial. Quando apoiadas em seus projetos de vida, são capazes de formar uma base sustentável de desenvolvimento no campo”, destacou.

Integraram a Roda de Conversa os técnicos da unidade local de Japaratuba, Josenildes Menezes Oliveira e Francisco de Assis Grossi Araújo Filho, respectivamente; e os responsáveis pelas áreas de Organização e Desenvolvimento Social, Abeaci dos Santos e Tabita Evangelista Reis de Araújo; de Comercialização, Wagner de Brito Aragão; de Agricultura e Sustentabilidade Ambiental, Maria Cleusa Guimarães; e o Coordenador de Desenvolvimento Rural, Aryosvaldo Ribeiro Bomfim.